segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Imagens mostram depredação de trens após atraso no metrô do Recife


Confusão começou na plataforma Coqueiral, que também foi danificada.
Polícia vai analisar vídeos para identificar envolvidos no quebra-quebra.

Imagens registradas por câmeras de celulares e gravadas pelo sistema de segurança do metrô do Recife serão entregues à polícia para ajudar a identificar os envolvidos na depredação de trens e da estação Coqueiral, na Zona Oeste da capital. Composições e uma das plataformas foram danificadas por passageiros que se revoltaram com o atraso nas viagens, na manhã desta segunda-feira (30). O caso será investigado pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio.

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô do Recife (Metrorec), uma sobrecarga de energia deixou um trem com as rodas travadas entre as estações Werneck e Barro, que ficam antes do terminal Coqueiral. O reboque demorou cerca de 20 minutos, atrasando as viagens. Revoltados com a demora, alguns passageiros atiraram paus e pedras nas janelas dos trens. “Começou com quatro meninos brincando, batendo com a mão no trem. Um foi batendo, o pessoal começou a vaiar e começou a quebrar”, contou o assistente de manutenção Reginaldo Pereira.
Dois trens ficaram sem condições de circular e tiveram que ser recolhidos. O sistema ficou parado por duas horas. O quebra-quebra foi generalizado. Fora os trens depredados, catracas foram quebradas. Uma bilheteria foi destruída e o vidro da passarela e as câmeras de vigilância, arrancados. Destroços ficaram espalhados nas plataformas e nos trilhos.
Policiais militares da Patrulha dos Bairros foram acionados para controlar a confusão. “Quando entramos [na estação], tinham pessoas ainda quebrando metrôs, catracas, e quando viram a gente saíram correndo”, disse a soldado da PM Marcilene Monteiro.

Ninguém ficou ferido, mas o susto deixou prejuízos e traumas nos passageiros.  “Eu sou contra [o vandalismo], porque a gente que anda de metrô todo dia é mais lesado, mas foi um momento de fúria, porque isso aqui é um descaso”, comentou a promotora de vendas Amanda Roberta. A assessoria do Metrorec informou que o intervalo entre as viagens já foi normalizado.
Bilheterias, luminárias e painéis foram danificados (Foto: Reprodução / TV Globo)Bilheterias, luminárias e painéis foram danificados (Foto: Reprodução / TV Globo)

Barbosa critica 'influência política' sobre juízes


Para presidente do STF, 'nosso sistema permite' esse tipo de influência.
'Desconfie de juiz que vive travando relações políticas aqui e ali', afirmou.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, criticou nesta segunda-feira (30) durante palestra em São Paulo a "influência política" exercida sobre juízes que têm expectativa de progressão na carreira.
No evento, um fórum promovido pela revista 'Exame', Barbosa foi questionado pela plateia sobre combate à corrupção, o caso do mensalão e sobre se o sistema atual de indicação de ministros do STF fragiliza as decisões da Corte.
Para o presidente do Supremo, os juízes ingressam na carreira por concurso público, mas, ao tentar ascender profissionalmente, "entram num fenômeno que eu acho dos mais perniciosos, que é a influência política”.
Permita que ele [o juiz] evolua na sua carreira de maneira natural, sem que tenha que sair por aí pedindo apoios políticos. Vamos atacar o problema na sua raiz."
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal
Barbosa mencionou como exemplo um juiz federal promovido para um tribunal superior. Segundo ele, “não há mecanismo que crie automatismo para que esse juiz seja promovido sem ter que sair por aí com o ‘pires na mão’”.
“Permita que ele evolua na sua carreira de maneira natural, sem que tenha que sair por aí pedindo apoios políticos. Vamos atacar o problema na sua raiz”, defendeu o ministro, para quem "é preciso deixar o juiz em paz".
“Acredito firmemente que quando um juiz quer, ele decide, ele aplica. Só não aplica a lei aquele juiz que é medroso, é comprometido ou politicamente engajado. E isso o distrai, o impede moralmente”, disse o ministro.
Depois, em entrevista coletiva, Joaquim Barbosa afirmou que não se pronunciaria sobre entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal "Correio Braziliense". Na entrevista, Lula afirmou que, hoje, teria “mais critério” para escolher e nomear ministros do STF.
“Não tenho nada a dizer. Ele foi presidente da República, eu não sou presidente da República. Não tenho nenhum papel na nomeação de ministros do STF e nunca procurei exercer influência sobre esse papel, porque não me cabe”, disse.
Questionado sobre se a fala de Lula tem relação com as afirmações que fez na palestra, Barbosa respondeu: “Eu acho isso sim”.
“Isso faz parte da independência do juiz. Ele tem que ter tranquilidade, ele não deve sofrer qualquer tipo de influência”, disse o ministro. “Desconfie de juiz que vive travando relações políticas aqui e ali.”
“Infelizmente nosso sistema permite que esse tipo de influência negativa seja exercida sobre determinados juízes. É claro que há juízes que conseguem driblar isso muito bem”, declarou Barbosa, que disse esperar que isso mude. “Espero que sim”, concluiu.
Partidos
O presidente do STF também voltou a criticar a criação de novos partidos. Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou os registros do Solidariedade e do PROS. Nesta semana, julgará o pedido da Rede Sustentabilidade.
“É péssimo. Não é bom para a estabilidade do sistema político brasileiro. Nós tínhamos algo que existe em vários outros países que é a chamada cláusula de barreira, mas o Supremo declarou essa cláusula inconstitucional”, afirmou.
“Eu acho que esse é o caminho, o da representatividade. Só continuam aqueles que têm representatividade no Congresso. Um dia, mais cedo ou mais tarde, nós vamos ter que fazer essa opção”, disse Barbosa.
Em junho, durante entrevista, o presidente do Supremo defendeu uma reforma política que reduzisse a influência dos partidos na escolha dos candidatos e se disse favorável ao voto em candidatos avulsos.

'Sensacionalismo', diz suspeita de esquema de desvio de verba


Fantástico entrevistou mulher supostamente usada para aliciar prefeitos.
Ela tentava convencer políticos a aplicar dinheiro em fundo, segundo a PF.

O esquema de lavagem de dinheiro e fraude em entidades previdenciárias, investigado pela Polícia Federal e que resultou na prisão de 23 pessoas no último dia 19, usava mulheres para aliciar prefeitos e convencê-los a aplicar dinheiro em fundos de investimento criado para dar prejuízo, segundo a PF.

A reportagem do Fantástico entrevistou uma das envolvidas, de acordo com as investigações, a administradora de empresas Luciane Hopers. Indiciada por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e formação de quadrilha, ela tinha a função de viajar pelo país e tentar convencer pessoalmente os prefeitos a investir nos fundos de pensão em troca de propina.
Luciane nega ter aliciado os prefeitos. “Foi criado um sensacionalismo em cima das meninas que eram contratadas. Realmente, sempre foram quatro meninas que trabalhavam aqui, bonitas e bem apessoadas, mas em nenhum momento foi com o intuito de aliciamento de prefeito, ou porque tinha objetivo de seduzir prefeito e abrir portas com prefeitos”, disse.

Segundo Luciane, a beleza facilitava o contato das meninas com os prefeitos, mas nessas reuniões eram apresentadas apenas as propostas de investimentos financeiros da empresa comandada pelo doleiro preso Fayed Traboulsi.

Ela também nega pagamento de propina. “Não era pagamento de propina algum. O que acontecia era que nós fazíamos intermédio de venda de fundos de investimento e recebíamos a corretagem, mas não recebíamos propina.”

“Mesmo que isso fosse realidade de eu aliciar o prefeito, ele não precisaria assinar. Quem assina são essa pessoas, os gestores. Se eu tivesse que aliciar prefeito, o que ele ia fazer? Colocar revólver na cabeça deles e fazer assinar? Ou ameaçar exonerá-los? São 14 pessoas exoneradas. Ele ia fazer isso por causa de uma loira ou uma morena?”, afirmou.
Lancha apreendida pela Polícia Federal no lago Paranoá, em Brasília, durante a Operação Miquéias (Foto: Divulgação / Polícia Federal)Lancha apreendida pela PF no lago Paranoá,
em Brasília, durante a Operação Miquéias
(Foto: Divulgação / Polícia Federal)
Luciane também disse que nem ela nem as outras mulheres tentavam seduzir os prefeitos. “Só porque sou uma mulher bonita eu sou condenada a ser prostituta? Só porque sou uma mulher bonita eu não tenho capacidade para convencer que um instituto de previdência pode investir em um instituto que seja mais rentável para ele? Este é o preconceito que existe no Brasil?”

“Dentro do meu interrogatório, a delegada mostrou só a escuta minha com alguns envolvidos em mais de 396 escutas. Se tiver alguma que coloque eu como prostituta, cobrando para ir para a cama, ou me oferecendo para ir para cama, combinando algum encontro, que a delegada solte e comprove isso. Eu estou aberta a isso. Vim dar a minha cara para bater porque tenho consciência do que estou falando.”

A Polícia Federal ainda investiga a relação entre Luciane, o doleiro Fayed e os políticos com quem negociavam. A corporação quer saber qual o papel de Luciane e de cada uma das outras mulheres no esquema e afirma que novas prisões não estão descartadas.

O advogado de Fayed Traboulsi disse que as empresas criadas pelo seu cliente seguiam as regras do mercado. Ele é um dos nove indiciados que continuam presos em Brasília.

No último dia 19, a Polícia Federal deflagrou uma operação para cumprir 27 mandados de prisão e 75 de busca e apreensão em dez unidades federativas do país. A ação chamada "Miquéias" ocorreu no DF, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Amazonas e Rondônia.
Lamborghini apreendida pela Polícia Federal durante a operação Miquéias, em Brasília (Foto: Elza Fiúza/ABr)Lamborghini apreendida pela Polícia Federal
durante a operação Miquéias, em Brasília
(Foto: Elza Fiúza/ABr)
Segundo a Polícia Federal, os líderes das duas organizações ficavam no Distrito Federal. Dos 23 presos, 15 foram detidos na capital. De acordo com a PF, dois dos presos são delegados da Polícia Civil do DF e dois são agentes.

Os presos devem responder por gestão fraudulenta, operação desautorizada no mercado de valores mobiliários, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

Em Brasília, foram apreendidos cinco carros de luxo e uma lancha de R$ 5 milhões, comprados com dinheiro lavado, segundo as investigações.

A investigação começou há um ano e meio, para apurar lavagem de dinheiro por meio da utilização de contas bancárias de empresas de fachada ou fantasmas, abertas em nome de “laranjas”.

A PF disse que detectou a existência de um "verdadeiro serviço de terceirização para lavagem do dinheiro proveniente de crimes diversos". Nos 18 meses de investigação, a polícia estima que foram sacados mais de R$ 300 milhões das contas dessas empresas. Foram identificadas 30 empresas de fachada.

Nas investigações, a PF também detectou que policiais civis do Distrito Federal eram responsáveis pela proteção da quadrilha. A corporação descobriu ainda que a organização criminosa aliciava prefeitos e gestores de Regimes Próprios de Previdência Social para que eles aplicassem recursos das respectivas entidades previdenciárias em fundos de investimentos com papéis geridos pela quadrilha, o que configurava o desvio dos recursos.

Os prefeitos e gestores dos regimes próprios de previdência eram remunerados com um percentual sobre o valor aplicado. O prejuízo para os fundos de pensão é de R$ 50 milhões, segundo a polícia.

Em vídeo, 'peladão' sai às ruas para xavecar mulheres na Noruega


Jovem saiu às ruas sem roupa pedindo o telefone de diversas mulheres.
Gravação foi assistida mais de 233 mil vezes.

Um jovem norueguês identificado como “FreddyFairhair” publicou um vídeo em seu canal no YouTube no qual ele sai pelas ruas da cidade completamente nu, pedindo o número de telefone de diversas garotas (assista ao vídeo).
Jovem saiu pelas ruas da Noruega completamente nu, pedindo o telefone de diversas mulheres (Foto: Reprodução/YouTube/FreddyFairhair)Jovem saiu pelas ruas da Noruega completamente nu, pedindo o tel de mulheres 
Na gravação, as mulheres ficam chocadas com a atitude e a naturalidade do jovem, que afirma que “era o mais tímido da classe” e que, antigamente, “tinha vergonha de tomar banho do vestiário após as aulas de educação física”, conforme informações do vídeo.
O jovem diz também que, na maioria das vezes, o microfone que gravou o áudio das conversas estava preso à roupa de baixo, tirada instantes antes do homem xavecar as mulheres.
Apesar de não usar nenhuma roupa, as norueguesas foram simpáticas no geral, e algumas até pareceram dar o número de telefone ao peladão. Ao final, o jovem é abordado por policiais para prestar esclarecimentos sobre o episódio.
Em menos de 24 horas, o vídeo foi assistido mais de 233 mil vezes.
Sem aparentar constrangimento por estar nu, rapaz pede o telefone de garotas, após afirmar que costumava ser o 'mais tímido' da sala (Foto: Reprodução/YouTube/FreddyFairhair)Sem aparentar constrangimento por estar nu, rapaz pede o telefone de garotas, após afirmar que costumava ser o 'mais tímido' da sala 

Obama apela ao Congresso para que evite 'paralisação' do governo federal


'Isso não precisa acontecer', disse o presidente em pronunciamento.
Democrata afirmou que paralisação terá consequências na economia.

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez um apelo nesta segunda-feira (30) para que o Congresso impeça a "paralisação" do governo americano. Segundo ele, o Congresso está agindo "no limite da irresponsabilidade". (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)O presidente dos EUA, Barack Obama, fez um apelo nesta segunda-feira para que o Congresso impeça a paralisação do governo americano. Segundo ele, o Congresso está agindo no limite da irresponsabilidade (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)
O presidente dos EUA, Barack Obama, fez um apelo nesta segunda-feira (30) para que o Congresso impeça a "paralisação" do governo americano. Segundo ele, o Congresso está agindo "no limite da irresponsabilidade".
"Isso não precisa acontecer", disse. "Deixe-me repetir. Isso não precisa acontecer.
"Manter o governo do povo funcionando não é uma concessão a mim. É a sua responsabilidade básica", acrescentou.
Obama lembrou que o governo federal é o maior empregador do país e que o fechamento iria ter consequências na economia.
"Minha esperança é que na última hora a Câmara vá fazer a coisa certa", disse Obama.
O democrata celebrou o que chamou de recuperação econômica do país nos últimos cinco anos.
No início da noite, Obama telefonou ao líder republicano na Câmara, John Boehner, e pediu a aprovação da liberação de gastos federais por mais seis semanas sem afetar o "Obamacare".
Crise
Um embate político entre republicados e democratas pode paralisar o governo dos Estados Unidos a partir das 0h01 desta terça-feira (1º). Republicanos travam a aprovação do orçamento ou de uma permissão para gastos federais, condicionando a mesma a uma suspensão do chamado "Obamacare", o sistema de saúde criado pelo governo Obama. Sem essa aprovação, uma série de serviços considerados não essenciais poderão ser interrompidos.
Na tarde desta segunda-feira, o Senado dos Estados Unidos, de maioria democrata, rejeitou a proposta da Câmara, de maioria republicana, para retardar em um ano a entrada em vigor da reforma da saúde, chamada de "Obamacare", em troca de financiamento temporário do governo federal a partir de terça-feira, diz a agência Reuters.

Corpos de casal e dois filhos são achados dentro de casa, em Goiás


Família foi localizada em estado de decomposição, em Cidade Ocidental
Suspeito é ex-marido de irmã de vítima, que queria reatar o relacionamento.

Corpos de casal e dois filhos são achados dentro de casa, em Cidade Ocidental, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Corpos de casal e dois filhos são achados dentro de casa, em Cidade Ocidental, Goiás
Quatro pessoas da mesma família foram encontradas mortas na tarde desta segunda-feira (30), dentro da casa onde moravam, em Cidade Ocidental, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal. As vítimas da chacina são um casal e dois filhos, que segundo familiares, tinham 7 e 4 anos. A Polícia Civil está investigando o crime.
Quem encontrou os corpos, já em avançado estado de decomposição, foi o cunhado da mulher, Paulo Batista da Rocha. Ele contou aoG1 que desde a última sexta-feira (27), tentava entrar em contato com os parentes, mas não conseguiu. Então ele resolveu ir até a casa onde eles viviam, no Setor Araguaia.
"Quando cheguei até a casa, chamei por eles na porta, mas ninguém atendeu. Então pulei o muro e ao entrar no lote, senti um cheiro forte. Com um martelo, conseguiu quebrar a janela do quarto e ver os corpos", descreveu.
Segundo Paulo, todas as vítimas estavam em um dos quartos da casa. As duas crianças estavam sobre a cama e o casal, no chão do cômodo.
O local foi isolado pela PM e técnico da Polícia Técnico-Científica já realizaram a perícia. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Luziânia (IML). Ainda não informações sobre como as vítimas foram assassinadas, por conta do estado em que foram encontradas. Porém, segundo informações preliminares da polícia, a família teria sido assassinada a facadas.
Corpos de casal e dois filhos são achados dentro de casa, em Cidade Ocidental, Goiás 2 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Parente quebrou vidraça para poder ver corpos
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Suspeito
De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Rafael Pareja Camargo, o principal suspeito do crime é um rapaz que seria ex-marido de uma irmã da mulher morta. Ele teria matado a família porque a ex-mulher não queria reatar o relacionamento.
"Ele estava procurando a ex, mas como não encontrava, foi até a casa da irmã dela para tentar descobri informações. Por algum motivo, ele deve ter matado toda a família", disse ao G1.
O delegado afirmou que a ex-mulher do suspeito prestou depoimento e confirmou que o homem já havia a ameaçado. A polícia confirmou ainda que a moto do homem morto também foi levada pelo suposto assassino.
Rafael Pareja Camargo afirmou que deve ouvir mais testemunhas e pedir a prisão preventiva do suspeito já na terça-feira (1).

Carga roubada em terminal de Cumbica é avaliada em R$ 1,8 milhão


Roubo de equipamentos eletrônicos aconteceu na noite deste domingo. 
Ninguém ficou ferido na ação de quadrilha.

Grupo armado rouba terminal de cargas de Cumbica (Foto: Edu Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo)Grupo armado roubou terminal de cargas de Cumbica na noite de domingo
A carga roubada pelo grupo que invadiu o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, na noite deste domingo (29), está avaliada em R$ 1,8 milhão, como informou o Bom Dia São Paulo. A quadrilha, formada por oito a dez homens, fugiu após roubar equipamentos eletrônicos no terminal de cargas.
A Polícia Civil já está com imagens do circuito de câmeras de segurança do local. Por volta das 21h, dois homens vestidos com uniformes da empresa que faz a segurança do galpão abordaram o vigia que estava na portaria e o renderam. Em seguida, mais quatro homens invadem o galpão. Depois, surge um caminhão, utilizado para levar toda a mercadoria roubada. Os homens estavam armados com revólveres e pistolas.
Ao menos cinco seguranças foram rendidos e amarrados, mas ninguém se feriu. Toda a ação durou cerca de 44 minutos, de acordo com a Polícia Civil. A maior parte do equipamento roubado era de máquinas fotográficas e de tablets, mas foram encontrados relógios no chão do galpão, que não tem câmeras em sua área interna. Os ladrões fugiram pela Via Dutra.
A Gru Airport, empresa responsável pela administração do aeroporto, afirmou que vai auxiliar nas investigações, fornecendo as imagens do terminal de cargas e demais informações que possam ajudar a solucionar o caso.
Segundo a empresa, os terminais de carga estão sob a responsabilidade das companhias aéreas. O galpão da ABSA pertence à TAM Cargo, que informou nesta manhã ter tomado as medidas cabíveis e estar colaborando com a polícia.
Em outubro do ano passado, uma quadrilha armada com metralhadoras e pistolas invadiu o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, e roubou uma carga de produtos da fabricante Apple, avaliada em R$ 3,9 milhões.

Leilão de carros enferrujados levanta mais de meio milhão de dólares


Agência diz até colecionador brasileiro foi ao evento nos EUA.
Veículos 'encalhados' em loja foram guardados durante décadas.


carros enferrujados leilão (Foto: Jason Kempin/Getty Images/AFP)carros enferrujados leilão 
Em um levantamento parcial, o leilão de cerca de 500 carros clássicos, porém um tanto afetados pelo tempo, realizado no último fim de semana, nos Estados Unidos, levantou mais de US$ 500 mil. Segundo a agência Associated Press, o evento atraiu cerca de 10 mil colecionadores de diversos países, inclusive do Brasil, a uma fazenda na pequena cidade de Pierce, no estado do Nebraska, de 1.700 habitantes.
carros enferrujados leilão (Foto: Jason Kempin/Getty Images/AFP)Multidão foi a fazenda onde ocorreu o leilão
Até esta segunda-feira (30), os organizadores do leilão disseram que ainda não haviam contabilizado os valores arrecadados com os 50 carros de maior interesse, que praticamente nunca foram dirigidos. A soma das vendas de 6 deles já totalizava US$ 545 mil (R$ 1,2 milhão na cotação desta segunda).
O primeiro veículo vendido foi uma picape Chevy Cameo azul-céu de 1958 que havia rodado apenas 2 km. Ela foi arrematada por US$ 140 mil ainda no sábado (28), o equivalente a R$ 310 mil. Outro participante desembolsou US$ 97.500 (R$ 216 mil) por um Impala 1963 vermelho e branco com 18,4 km rodados, os bancos ainda com plástico e a etiqueta do preço original grudada no vidro: US$ 3.254,70.
A versão americana do programa "Top gear" foi apresentada direto do leilão.
'Cemitério' de carros
As "relíquias" foram acumuladas durante 50 anos pela família Lambrecht, dona de uma concessionária Chevrolet. Quando virava o ano/modelo de um veículo, o dono simplesmente guardava os carros antigos.
Ao Jornal Nacional (assista ao vídeo ao lado), um amigo de Ray Lambrecht disse que ele se recusava a vender carros usados. “Só uma vez ele aceitou negociar um carro usado comigo. Mas pediu um preço absurdamente alto”, afirmou Don Zimmer.
Muitos automóveis sofreram com as intempéries e apresentavam partes enferrujadas. Nem todos estavam em más condições. A maioria ficou guardada por décadas em um depósito cujo teto caiu durante uma nevasca. Os modelos que foram mantidos na concessionária eram os mais bem conservados, apesar de o edifício ter buracos no teto e abrigar morcegos, diz a AP. No "cemitério", Lambrecht também deixou os automóveis usados aceitos como parte nas vendas. Com o tempo, centenas de carros foram reunidos. A família fechou a loja em 1996.
carros enferrujados leilão (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)O mesmo Ford Victoria 1960 
carros enferrujados leilão (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)Carros foram acumulados em fazenda durante 50 anos 
carros enferrujados leilão (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)Odômetro de um dos veículos marca apenas 13 milhas ou 20,9 km 
  •  
carros enferrujados leilão (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)Estacionados a céu aberto, modelos sofreram com a ação do tempo 

carros enferrujados leilão (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)Modelo Chevrolet de 1957 é levado a fazenda para o leilão (Fotos: Jason Kempin/Getty Images/AFP)

Cão-guia morre após salvar filho de deficiente visual de atropelamento nos EUA


O animal treinado pulou na criança de 4 anos para impedir que o veículo a atingisse quando avançou no sinal vermelho


Editora Globo
O cão-guia Simon (Foto: Reprodução/NY Daily News)
Dave Furukawa levava seu filho de 4 anos para a escola quando passou o maior susto de sua vida. O deficiente visual, que vive em Atlanta, nos Estados Unidos, caminhava com a ajuda de um cão-guia enquanto a criança andava próxima ao pai e ao animal. 

Mas um carro avançou no sinal vermelho e acabou seguindo na direção da família. Para impedir que o veículoatropelasse o menino, o cão saltou na criança.
Editora Globo
Furukama no hospital 
Atingido pela carro em alta velocidade, o animal acabou morrendo. Machucados e muito assustados, pai e filho foram levados ao hospital mais próximo e passam bem

Em entrevista ao jornal NY Daily News, Furukawa disse que Simon, o cão-guia, é "o melhor exemplo de amizade e lealdade que ele já conheceu".
Editora Globo
Furukawa dorme com o filho ainda bebê e o cão-guia Simon 
Uma escola de cães-guia de Ohio já informou que cederá outro animal treinado ao americano. 

A polícia de Atlanta identificou como Calvin Armour o motorista do carro que acabou matando o cachorro. 

Manifestantes pedem passe livre e fecham BR-101 em Natal


Cerca de 100 pessoas participam de manifestação na rodovia federal.
Manifestantes pedem aprovação de projeto do passe livre para estudantes.

Trânsito ficou lento na BR-101 em Natal (Foto: Muriu Mesquita)Trânsito ficou lento na BR-101 com protesto em Natal (Foto: Muriu Mesquita)
Um grupo de manifestantes fechou a BR-101, em Natal, para protestar nesta segunda-feira (30) pela aprovação do projeto de lei que institui o passe livre para estudantes no transporte público da capital potiguar. O projeto de lei tramita na Câmara Municipal. A concentração foi iniciada às 17h nas imediações do shopping Via Direta, na zona Sul de Natal. Cerca de 100 pessoas participam da manifestação, segundo a Polícia Militar.
O subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo, até o momento o protesto transcorre pacificamente. A Polícia Militar vem acompanhando a caminhada dos manifestantes, que se deslocam pela via marginal da BR-101.

A última manifestação pelo passe livre aconteceu no dia 20 de setembro, quando cerca de 200 manifestantes foram das proximidades do shopping Midway Mall até a Praça André de Albuquerque, na zona Leste da capital potiguar. No trajeto, vidros da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, do Sindicato dos Médicos do RN e de uma loja de vestuário foram quebrados.

Menina de 9 anos foi estuprada e esganada na Rocinha, diz laudo


Polícia já está analisando imagens das câmeras de segurança da favela.
Rebeca Miranda de Carvalho, de 9 anos, foi enterrada nesta segunda.

Mãe de Rebeca Miranda de Carvalho é amparada por familiares e amigos. (Foto: Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo)Mãe de Rebeca Miranda de Carvalho é amparada por familiares e amigos. (Foto: Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo)
A menina Rebeca Carvalho, de 9 anos, foi vítima de abuso sexual de acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML). Segundo a Divisão de Homicídios, o exame de necropsia constatou que a causa da morte foi esganadura. A menor foi encontrada morta na madrugada deste domingo (29) em um beco da Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, com as roupas íntimas abaixadas.
Segundo a Divisão de Homicídios (DH), as imagens das câmeras de segurança da Rocinha já estão sendo analisadas para ajudar a identificar qualquer movimentação suspeita na favela na noite do crime. Rebeca estava em uma festa perto de casa quando desapareceu. De acordo com a polícia, até o meio-dia desta segunda-feira (30), sete pessoas já tinham sido ouvidas.
A Polícia Civil esteve na Rocinha, no início da tarde desta segunda-feira (30), fazendo novas diligências para tentar encontrar outras provas que identifiquem o autor do crime. O delegado assistente da Divisao de Homicídios, Henrique Damasceno, responsável pela apuraçao do crime, disse que a polícia está trabalhando com cautela.
"É um crime gravíssimo e todos os esforços estão voltados para esse crime brutal contra uma criança", disse Damasceno, que pediu ajuda à população para  identificar os suspeitos. "A gente conta com recursos como Disque-Denúncia que é eficaz para ajudar na elucidação. Todas as informações são importantes nessa primeira fase da investigação".

Depoimento
A dona de casa, Antônia Gomes Pontes, 37 anos, esteve na tarde desta segunda-feira na Delegacia de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca, Zona Oeste, para prestar depoimento.
Ela é vizinha da menina e estava na festa onde a criança foi vista pela última vez com vida. "Ela foi entregar um pedaço de bolo para a mãe que estava em uma birosca. No meio tem um beco escuro e ela não voltou mais”, disse.
Segundo Antônia, o irmão de Rebeca foi até a casa dela por volta de meia-noite dizendo que a menina havia sumido. “Eu fiquei procurando até 2h, mas não achamos."
Antônia contou que a comunidade está com medo. "Estou sem palavras. Poderia ser minha filha também ou a filha de qualquer um."

Como foi o crime
No domingo, uma criança de 7 anos que estava no local e teria visto um homem puxando Rebeca. Segundo a polícia, novas testemunhas podem ser ouvidas ainda nesta segunda, inclusive outras crianças que estavam com a menina em uma festa na localidade conhecida como Cachoupa. A mãe da menina também será chamada para prestar novo depoimento, já que estava muito abalada no dia do crime.
"Depoimento de menor tem que ser visto com uma certa cautela. Ele foi ouvido com psicólogos e estamos avaliando todas as informações que chegam à polícia. Também estamos em busca de novas testemunhas", disse o chefe de operações da Divisão de Homicídios, Rafael Rangel.
Rebeca foi encontrada morta em um barranco, a 50 metros da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha. Os moradores dizem que os policiais da UPP não fazem mais patrulhamento nos becos da favela desde o desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo, há pouco mais de dois meses. Segundo a polícia, o caso do pedreiro deve ser concluído nos próximos dias, mas o governador Sérgio Cabral nega que a tropa tenha recebido orientação para não policiar os becos.

A vizinha que encontrou o corpo de Rebeca disse que ela estava coberta com telhas e que reconheceu o chinelo que a menina estava usando.
Emoção durante enterro
Familiares e amigos se despediram de Rebeca Miranda de Carvalho, de 9 anos, durante funeral no Cemitério São João Batista em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Menina de nove anos foi encontrada morta na Rocinha. (Foto: Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo)Menina de nove anos foi encontrada morta na Rocinha. 

Mais de 70 pessoas desaparecem na China na passagem do tufão Wutip


Desaparecidos estavam em barcos pesqueiros e nº ainda pode aumentar.
13 pessoas foram resgatadas; operações de salvamento continuam.

Turista tira foto com onda na China. Ondas chegaram a nove metros de altura após passagem de tufão pelo país. (Foto: Reuters/Stringer )Turista tira foto com onda na China. Ondas chegaram a nove metros de altura após passagem de tufão pelo país. (Foto: Reuters/Stringer )
Autoridades marítimas da China anunciaram que 74 pessoas desapareram no mar após a passagem do tufão Wutip nesta segunda-feira (30). Cinco navios, com 171 passageiros a bordo, foram atingidos pelo tufão, o 21º desta temporada, informou a agência EFE.
Os desaparecidos eram tripulantes de  três navios pesqueiros.
Dois dos navios estavam a cerca de 330 km da ilha de Hainan quando afundaram. Ele haviam atracado na província de Cantão, no sul do país, e navegavam perto das ilhas Xisha quando foram atingidos. A rota do terceiro navio é desconhecida e o número de desaparecidos pode aumentar.
Autoridades informaram que 13 pessoas foram resgatadas e que as operações de salvamento continuam.
No domingo, a China havia elevado para laranja o nível de alerta para o tufão que se aproximava da costa sul do país.
O mar da China Meridional 'está enfrentando ondas fortes pela influência de Wutip', disse o Centro Marítimo de Previsão Meteorológica chinês.
As ondas chegaram a nove metros de altura, e o local mais agitado estava perto da ilha chinesa de Hainan - um destino popular de turismo na região.
O Centro Marítimo alertou navios e as autoridades costeiras para tomar medidas preventivas, e estendeu o aviso para as províncias de Guangdong e Guangxi (sul), onde o tufão é esperado para chegar hoje.

Zeca e Renata deixam Fantástico e Renata Vasconcellos assume programa com Tadeu Schmidt


Zeca Camargo vai comandar Vídeo Show e Renata Ceribelli será correspondente em Nova York.

Foto (Foto: João Cotta/TV Globo)Foto (Foto: João Cotta/TV Globo)

Na edição do Fantástico deste domingo, o programa anunciou mudanças na apresentação. Zeca Camargo deixa o Fantástico para assumir a apresentação do Vídeo Show em novembro. E Renata Ceribelli será correspondente exclusiva do Fantástico em Nova York. A partir do próximo domingo, Renata Vasconcellos assume o programa ao lado de Tadeu Schmidt.
Abaixo, confira o anúncio das mudanças.
“Ao longo do programa, Eu e Zeca anunciamos que tínhamos uma novidade para contar. Eu vou contar a minha, o Zeca vai contar a dele. A minha é a realização de um sonho antigo. Vou me mudar para Nova York. Mas continuo no Fantástico. Fui convidada a assumir a função de repórter especial e exclusiva do programa na América do Norte. Um desafio e tanto, que vai se iniciar em janeiro. Até lá, deixo o programa para preparar a mudança”, anunciou Renata Ceribelli. 
“Meu desafio é outro: fui convidado a apresentar o Vídeo Show, um programa que eu adoro. Depois de 18 anos de Fantástico, 18 anos maravilhosos e ricos, confesso que fiquei dividido. Mas como recusar um desafio desses? Estar com vocês todos os dias, num programa diário, sempre cheio de novidades. Algo que me estimula demais. Só estreio em novembro, mas começo a me preparar desde já, deixando aqui o meu muito obrigado. Até lá”, contou Zeca Camargo. 
“Ao Zeca, à Renata, todo o sucesso do mundo nessas novas funções. Ficamos na torcida, recebendo agora a Renata Vasconcellos, que, a partir de domingo que vem, comandará o programa comigo”, disse Tadeu Schmidt.
“Meu desafio também é grande. Qual profissional de TV não gostaria de receber um convite desses? Por isso, é com grande prazer que passo a fazer parte dessa equipe. Espero corresponder e contar com a sua companhia nas noites de domingo. Amanhã cedo ainda estarei no Bom Dia Brasil, para apresentar a Ana Paula Araújo, que vai me substituir na bancada do telejornal. Mas domingo que vem já estarei aqui com vocês, no Show da Vida”, contou Renata Vasconcellos.
“Bem-vinda Renata Vasconcellos, boa sorte Zeca, boa sorte Renata Ceribelli.  Estamos todos juntos - afinal, os desafios podem ser diferentes mas o propósito é um só: fazer uma TV Globo cada dia melhor”, encerrou Tadeu Schmidt.