terça-feira, 15 de abril de 2014

Exposição reúne brinquedos sexuais com mais de 2 mil anos na China


Exibição sobre a história do sexo no país é realizada em Hong Kong.
Acervo conta com mais de 100 peças, datando a partir de 221 a.C.

Do G1, em São Paulo
125 comentários
Na galeria Sotheby de Hong Kong, na China, brinquedos sexuais com mais de 2 mil anos de existência foram exibidos na abertura da exposição “Jardins do Prazer: Sexo na Antiga China”.
Além das peças com formatos fálicos feitas de pedra, cerâmica e bronze, mais de 100 itens datados da dinastia Han (221 a.C - 206 a.C) até a dinastia Qing (1644 - 1912) também serão mostrados na galeria, vindos da coleção de Ferdinand Bertholet.
Brinquedos sexuais de pedra, cerâmica e Bronze com até 2.200 anos são exibidos em exposição em Hong Kong, na China (Foto: Bobby Yip/Reuters)Brinquedos sexuais de pedra, cerâmica e Bronze com até 2.200 anos são exibidos em exposição em Hong Kong, na China (Foto: Bobby Yip/Reuters)
Colecionador Ferdinand Bertholet acompanha jornalistas durante abertura de exposição sobre sexo em Hong Kong, na China (Foto: Bobby Yip/Reuters)Colecionador Ferdinand Bertholet acompanha jornalistas durante abertura de exposição sobre sexo em Hong Kong, na China (Foto: Bobby Yip/Reuters)
Mais de 100 itens datados das dinastias Han (221 a.C - 206 a.C) até a Qing (1644 - 1912) serão exibidos durante a exposição 'Jardins do Prazer: Sexo na Antiga China' (Foto: Bobby Yip/Reuters)Mais de 100 itens datados das dinastias Han (221 a.C - 206 a.C) até a Qing (1644 - 1912) serão exibidos durante a exposição 'Jardins do Prazer: Sexo na Antiga China' (Foto: Bobby Yip/Reuters)

Baixo nível de represa revela até piscina antiga em Mogi das Cruzes


Região que integra Sistema Alto Tietê também mostra restos de construções.
Moradores se surpreenderam com grandes mexilhões à beira da barragem.

Psicina de antiga propriedade foi revelada com o baixo nível da represa e se tornou um ponto diferente para a pescaria (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Piscina de antiga propriedade foi revelada com o baixo nível da represa do Rio Jundiaí e se tornou um ponto 'diferente' para pescaria (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
O baixo nível da represa do Rio Jundiaí, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, está revelando uma paisagem incomum. Tocos de árvores, restos de construção e até a piscina de uma antiga casa voltaram à superfície. A represa está localizada no distrito de Taiaçupeba e surpreende moradores e antigos frequentadores. Ela faz parte do Sistema Alto Tietê, que na segunda-feira (14) estava com 36,1% de sua capacidade – o índice mais baixo desde 2006. Apesar disso, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que não há risco de desabastecimento.
Em dezembro, a água produzida na região passou a atender parte da população que antes era abastecida pelo Sistema Cantareira, mas a medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin apenas em março. De lá para cá, o nível do Sistema Alto Tietê caiu cerca de 14%. 
O nível do Sistema Cantareira na segunda-feira era de 12,1%, segundo a Sabesp. O governo estadual está oferecendo desconto para moradores que economizarem água em 31 cidades da Região Metropolitana. A Sabesptambém admitiu a possibilidade de adotar um rodízio de água, mas afirmou na última quinta-feira (10) que o volume morto do Cantareira garante o abastecimento até o fim do ano.
O artesão e torneiro ferramenteiro Luiz Martins Vieira, de 59 anos, vive no distrito de Taiaçupeba desde que nasceu. Ele se diz impressionado com o nível da água. "Está uma média de 4 metros abaixo do normal. Tem muito toco aparecendo, lixo. Já esteve baixo, mas não tanto", diz.
Tocos de árvores voltaram à superfície e agora são bastante comuns (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Tocos de árvores voltaram à superfície e agora são
bastante comuns (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
  •  
Morador mostra os grandes mexilhões que apareceram na beira da barragem (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Morador mostra mexilhões que apareceram na
beira da barragem (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
Uma das surpresas é o aparecimento de mexilhões de cerca de 10 centímetros de comprimento, que podem ser facilmente encontrados nas margens da represa. "Eu nunca tinha visto mexilhão tão grande. Sabia que tinha pequenos, mas esta é a primeira vez que aparecem esses. Vou usar para fazer artesanato", conta Vieira.
Disputadas por garças e gaviões, restos de contruções antigas emergem como pequenas ilhas a cerca de 100 metros da margem. Segundo Vieira, essas são as ruínas do sítio de um famoso pintor chinês que viveu no local entre as décadas de 1950 e 1960. Até um antigo poço foi revelado pela queda no nível da água.
"O pessoal o conhecia como 'chinês barbudo'. Ele tinha uma granja de galinhas poedeiras, e é o alicerce da granja que está aparecendo. Era muito boa a granja dele, todo mundo queria trabalhar lá", lembra Veira. O artesão explica que os vários tocos de pinheiro que despontam na superfície também foram plantados pelo chinês.
Antiga estrada asfaltada também emergiu e agora é "cortada" pela represa (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Antiga estrada asfaltada também emergiu e agora é
'cortada' pela represa (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
Além disso, em outro ponto da represa, uma antiga estrada asfaltada voltou à tona parcialmente. Em um curioso cenário, a pista "entra" na água e emerge novamente metros depois. Morador de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, o motorista Cláudio Roberto Garcia frequenta o local desde os 9 anos de idade. "Essa estrada se ligava à Mogi-Bertioga antigamente. Eu nunca tinha a visto em um nível tão baixo", comenta.
Piso ao redor da psicina está totalmente preservado  (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Piso ao redor de piscina está totalmente
preservado (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
No canteiro de um antigo trevo, está instalado um marco do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de cerca de 4 metros de altura. Os arredores do lugar estão totalmente secos. Segundo Garcia, normalmente as águas cobrem o marco quase que totalmente, deixando-o apenas cerca de 1 metro para fora.
A piscina
Um dos achados mais surpreendentes é a piscina de uma antiga chácara que foi inundada. Todo o tanque e o piso ao redor estão preservados. E a seca na região é tão severa que mesmo a água da piscina está cerca de um palmo abaixo da borda.
As extremidades do piso viraram uma privilegiada plataforma para a dupla de pescadores Valdir Simões e Antonio José Brigatto. "Impressiona o nível da represa. Aqui era bem cheio e agora está ruim até para pescar. Estou desde as 7h e só peguei catatauzinho, peixe pequeno", afirma Simões.
O aposentado Brigatto, que descobriu a piscina há cerca de duas semanas, pesca na região há 15 anos e não teve sorte melhor que o amigo. Os peixes eram pequenos, mas ele ainda tinha fé na localização estratégica. "Essa piscina é das casas antigas, de casa grande. Ficou um lugar bom para pescar, só não dá para nadar", diz.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o período de chuvas intensas já passou. A atual estação (outono) é caracterizada por ser um tempo de seca.
Apesar da necessidade de um período de chuvas constantes para levantar significativamente os níveis das represas, há chances de a situação se amenizar com a previsão de chuva para esta terça-feira (15). De quarta (16) a domingo (20), a previsão indica pancadas de chuva localizadas.
Depois da chuva que começou na noite de sábado (12), o nível do Sistema Alto Tietê subiu pela primeira vez em abril, de 35,6% para 36,1% da capacidade.
Sistema Alto Tietê
Implantado no início da década de 1970, o Sistema Alto Tietê, na Grande São Paulo, exigiu a desapropriação de vários imóveis. O sistema é formado por cinco reservatórios: Ponte Nova (Rio Tietê), no limite dos municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim; Paraitinga (Rio Paraitinga), em Salesópolis; Biritiba (Rio Biritiba), no limite dos municípios de Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes; Jundiaí (Rio Jundiaí), em Mogi das Cruzes; e barragem de Taiaçupeba (Rio Taiaçupeba), no limite de Mogi e Suzano. A água do sistema é tratada na Estação de Taiaçupeba, em Suzano.
O pescador Valdir Simóes brinca e tenta fiscar algum peixe nas águas estagnadas da antiga piscina (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Pescador Valdir Simões brinca de fisgar peixe nas águas estagnadas de antiga piscina (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)

Casal é preso após fazer sexo em mesa de piquenique nos EUA


Sean Dempsey e Shanna Kelley foram flagrados pela polícia na Flórida.
Americano estava bêbado e disse que queria 'apenas se divertir'.

Sean Dempsey, de 37 anos, e Shanna Kelley, de 35, foram presos em Fort Pierce, na Flórida(EUA), após terem sido flagrados em um ato sexual em cima de uma mesa de piquenique, em um parque à beira da estrada.
Casal foi flagrado durante ato sexual em banco de piquenique à beira de estrada na Flórida (EUA) (Foto: Divulgação/Fort Piecer Police Department)Casal foi flagrado durante ato sexual em mesa de piquenique à beira de estrada na Flórida (Foto: Divulgação/Fort Piecer Police Department)
A polícia foi até o local após o chamado de um homem que estava na região, no dia 2 de abril. A testemunha afirmou ter visto o casal mantendo o ato sexual em público por mais de 20 minutos, de acordo com o jornal "TC Palm".
Quando o oficial chegou e avistou a dupla fazendo sexo, Dempsey rapidamente subiu as calças dando risada, enquanto Shanna disse que aquele era seu namorado e que ele estava apenas "fazendo uma visita".
Exalando um forte cheiro de álcool, o americano afirmou que ambos só estavam "tentando se divertir", e que o policial deveria se acalmar para não tornar a prisão do homem ainda "mais difícil".
O casal foi detido por exposição indecente. Além disso, Dempsey respondeu à acusação de embriaguez desordeira.
Sean Dempsey e Shanna Kelley disseram que queriam apenas 'se divertir' e mantiveram o ato sexual público por mais de 20 minutos em parque (Foto: Divulgação/Fort Piece Police Department)Sean Dempsey e Shanna Kelley disseram que queriam apenas 'se divertir' e mantiveram o ato sexual público por mais de 20 minutos em parque (Foto: Divulgação/Fort Piece Police Department)

Veja imagens do eclipse 'Lua de sangue'


Eclipse total põe satélite na sombra da Terra em relação ao Sol.
Fenômeno pouco frequente dá tom avermelhado à Lua.


Lua é vista em meio ao eclipse lunar, observada de Los Angeles, no sul da Califórnia (Foto: Joe Klamar/AFP)
Lua é vista em meio ao eclipse lunar, observada de Los Angeles, no sul da Califórnia (Foto: Joe Klamar/AFP)


O continente americano viu nesta terça-feira (15) um eclipse lunar conhecido como "Lua de sangue", quando o nosso satélite natural fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.
No Brasil, esse eclipse total pôde ser visto desde as 3h, por cerca de 78 minutos, de diferentes partes do país, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes – o último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.
Progressão do eclipse lunar total visto em Miami, nos EUA. (Foto: Joe Raedle / Getty Images / AFP Photo)Progressão do eclipse lunar total visto em Miami, nos EUA (Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP) 
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetir apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.
Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses solares – um em abril e outro em outubro.
Eclipse lunar é visto em Brasília (Foto:  Ueslei Marcelino/ Reuters)Eclipse lunar é visto em Brasília, parecendo uma bola de basquete sobre a estátua de JK (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
A agência espacial americana (Nasa) explicou que a "Lua de sangue" é quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que tem a cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto do nosso planeta com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre – algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.
Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.
Veja abaixo os eclipses previstos para 2014:
- 15 de abril: Eclipse total da Lua – visível na parte oeste da África, na parte oeste da Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia
- 29 de abril: Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um "anel" do Sol em volta da Lua) - visível na Antártica e Austrália
- 8 de outubro: Eclipse total da Lua - visível nas Américas, na Austrália e Ásia
- 23 de outubro: Eclipse parcial do Sol - visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia
Misael Bandeira, de Candelária (RS), ficou acordado até mais tarde para registar a Lua de Sangue (Foto: Misael Bandeira/VC no G1)Misael Bandeira, de Candelária (RS), ficou acordado até mais tarde para registar a Lua de Sangue (Foto: Misael Bandeira/VC no G1)
Francisco da Silva, morador de Feira de Santana (BA) registrou pela segunda vez esse tipo de eclipse lunar (Foto: Francisco da Silva/Vc no G1)Francisco da Silva, morador de Feira de Santana (BA) registrou pela segunda vez esse tipo de eclipse lunar (Foto: Francisco da Silva/Vc no G1)
O fotógrafo Roney Silva, 22 anos, de Brasília, ficou acordado até de madrugada para registrar o fenômeno (Foto: Roney Silva/VC no G1)O fotógrafo Roney Silva, 22 anos, de Brasília, ficou acordado até de madrugada para registrar o fenômeno (Foto: Roney Silva/VC no G1)
Eclipse lunar visto da cidade de Guadalajara, no México (Foto: AFP)Eclipse lunar visto da cidade de Guadalajara, no México (Foto: AFP)
A Lua vermelha vista de Burbank, na Califórnia. (Foto: Kevin Winter / Getty Images / AFP Photo)A Lua vermelha vista de Burbank, na Califórnia (Foto: Kevin Winter/Getty Images/AFP)

Vídeo mostra perseguição e prisão de suspeito de assalto em Vitória


Crime ocorreu dentro de ônibus na Reta da Penha. 
Equipe da TV Gazeta estava no local e registrou a ação.

Um homem foi preso após ter assaltado uma jovem dentro de um ônibus que passava pela Reta da Penha, em Vitória, por volta das 9h da manhã desta terça-feira (15). Uma equipe da TV Gazeta fazia uma reportagem sobre assaltos na avenida, quando ouviu os gritos de socorro da vítima. O cinegrafista registrou a fuga e a prisão do suspeito, feita por um policial à paisana. O homem foi levado ao Departamento de Polícia Judiciária da cidade.
Nas imagens, é possível ver o assaltante com uma mochila correndo pela Reta da Penha. Outros dois homens escutaram os gritos de socorro da vítima e correram atrás do criminoso, que atravessou a Avenida Rio Branco. Um policial à paisana passava pelo local de moto quando viu a cena. Ele abandonou o veículo e correu atrás do suspeito. O militar estava armado e conseguiu imobilizar o homem na Rua Eugênio Netto, na Praia do Canto.
Taxista tenta agredir suspeito de assalto mas não consegue (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Taxista tenta agredir suspeito de assalto, mas não consegue (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Mesmo imobilizado, o suspeito tentou fugir. Logo em seguida, a vítima apareceu e reconheceu o assaltante. Ela contou que teve o celular roubado dentro do ônibus. O policial então fez uma revista e encontrou o aparelho.
"Eu estava no ônibus e fui olhar o horário no meu celular, ele veio e tomou [o aparelho] da minha mão. Foi horrível passar por essa situação. A gente não tem segurança em lugar nenhum. Eu estou muito nervosa, é a segunda vez que sou assaltada", disse a jovem. 
Outra vítima do suspeito, a auxiliar de serviços gerais Maria da Penha também reconheceu o crimininoso. Ela afirmou que havia sido roubada pelo homem na segunda-feira (14). "Ele levou tudo meu, cartão de crédito, celular. Ele é muito violento, eu caí no chão, ele me chutou. Fiquei cheia de roxos. Fui à delegacia, fizeram o [exame de] corpo de delito. Eu reconheci ele aqui. Só quero meus documentos", afirmou a mulher.
No momento do assalto na Reta da Penha, o movimento era grande. A vítima seguia para a faculdade quando foi abordada. O crime chamou a atenção de moradores dos prédios e de pessoas que passavam pela região.
O militar que conseguiu prender o suspeito estava de folga. Ele disse que não pensou muito para agir. "Eu estava fazendo uma compra e com o espírito de policial, tive que agir. Ainda bem que tivemos um final feliz e conseguimos recuperar o aparelho roubado. Nós estamos aí para ajudar", destacou o soldado da Polícia Militar.
  •  
Jovem suspeito de assalto em Vitória é detido por policial à paisana (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Jovem suspeito de assalto em Vitória é detido por policial à paisana (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Suspeito de assalto foi imobilizado por policial à paisana (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Suspeito de assalto foi imobilizado por policial à paisana (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Menino desaparecido no RS foi morto com injeção letal, diz polícia


Pai, madrasta e amiga do casal foram presos na segunda-feira (14) à noite.
Criança era procurada há 10 dias; caso provocou comoção em Três Passos.

Policiais fazem buscas ao corpo do menino de 11 anos desaparecido em Três Passos, RS (Foto: André B. Piovesan/Folha do Noroeste)Corpo de menino foi encontrado em Frederico Westphalen (Foto: André B. Piovesan/Folha do Noroeste)
Um menino de 11 anos que estava desaparecido desde o dia 4 foi morto com uma injeção letal, segundo a Polícia Civil de Três Passos, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, onde a criança morava. O corpo de Bernardo Boldrini foi encontrado na segunda-feira (14) enterrado em um matagal, na beira de um rio, no interior de Frederico Westphalen, no Norte do estado. O pai, a madrasta e uma amiga do casal foram presos na segunda-feira à noite.
Policiais fazem buscas ao corpo do menino de 11 anos desaparecido em Três Passos, RS (Foto: André B. Piovesan/Folha do Noroeste)Corpo estava em matagal, na beira de rio
(Foto: André B. Piovesan/Folha do Noroeste)
A suspeita dos policiais é que a madrasta do garoto tenha feito a aplicação da injeção, o que ainda será confirmado pela perícia. No dia que Bernardo sumiu, a mulher foi multada por excesso de velocidade em uma rodovia da região. Segundo o policial rodoviário que multou a motorista, a criança estava dormindo no banco de trás do carro.
“O menino não parecia ameaçado ou assustado. Já a mulher estava calma, muito calma, mesmo depois de ser multada”, relatou o sargento Carlos Vanderlei da Veiga. A madrasta informou que ia a Frederico Westphalen comprar um televisor.
De acordo com a família, Bernardo foi visto pela última vez em Três Passos, quando disse que ia dormir na casa de um amigo, a duas quadras de sua residência. Dois dias depois, quando foi buscar o garoto, o pai descobriu que o filho não estava lá, e nem sequer chegou a ir ao local.
Na segunda, após saberem da morte, dezenas de pessoas protestaram em frente à casa da família. No lugar, foram deixados alguns objetos, rosas brancas, velas e cartazes.
Em coletiva na manhã desta terça-feira , a delegada Caroline Virginia Bamberg, responsável pela investigação, disse que o garoto se queixava de abandono familiar e chegou a procurar o Judiciário no início deste ano para falar do assunto. A delegada disse ainda ter certeza do envolvimento do pai, da madrasta e da amiga da mulher no sumiço do menino.
Menino de 11 anos está desaparecido no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)Bernardo Boldrini estava desaparecido há 10 dias
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Os três suspeitos do crime estão presos preventivamente por 30 dias. Devido à comoção na cidade e por não haver cela especial no presídio da cidade, os três suspeitos foram transferidos para um local não informado.
"Descobrimos que a madrasta teria ido a Frederico na casa de uma amiga e começamos a rumar a investigação para lá, porque tínhamos certeza de que o menino tinha ido a Frederico. Entretanto, nós não tínhamos certeza de que ele havia voltado. Então começamos a direcionar a investigação para lá. Depois de ser ouvida várias vezes, ela nos mostrou onde estava o corpo", disse a delegada.
O corpo de Bernardo é velado desde as 10h30 da manhã no ginásio de esportes da escola onde estudava. O enterro está marcado para a tarde desta terça-feira (15) em Santa Maria, onde a mãe dele também está sepultada.
Dois carros que estão em nome da família foram recolhidos pela polícia no último fim de semana, mas ainda não há informações sobre o resultado da perícia. Contatada pelo G1 no sábado (12), a madrasta do menino preferiu não se manifestar. Ela afirmou que a Polícia Civil orientou a família a não revelar mais informações sobre o caso.

Estúdio anuncia irmãos de Paul Walker em ‘Velozes e furiosos 7’


Caleb e Cody Walker farão cenas de ação do personagem Brian O’Conner.
Ator morreu em acidente durante intervalo nas filmagens, em novembro.

Paul Walker ao lado dos irmãos Cody e Caleb (Foto: Reprodução/Facebook/Cody Walker)Paul Walker ao lado dos irmãos Cody e Caleb (Foto:
Reprodução/Facebook/Cody Walker)
Caleb Walker, de 36 anos, e Cody Walker, de 25, foram anunciados pela Universal como os substitutos de Paul Walker nas filmagens de “Velozes e furiosos 7”. Os dois, irmãos do ator morto em 30 de novembro, irão gravar as últimas cenas do personagem Brian O’Conner.

A contratação dos dois foi informada em um comunicado publicado pelo estúdio no Facebook na terça (15). Antes de sofrer o acidente fatal, na Califórnia, Paul Walker já havia gravado diversas cenas. Após sua morte, porém, o roteiro do filme foi alterado para incluir a aposentadoria de seu personagem, que não morrerá. 
“Paul já havia filmado suas cenas dramáticas e a maior parte das de ação, e elas estão entre as melhores de sua carreira. Retomamos as gravações e agora damos as boas-vindas aos irmãos de Paul, Caleb e Cody, à nossa família Velozes. Caleb e Cody estão nos ajudando a completar algumas sequências de ação para o irmão deles e a completar pequenas lacunas na produção. Tê-los no set fez com que todos sentíssemos que Paul está conosco também.

Estamos a um ano do lançamento de ‘Velozes e furiosos 7’ e este filme é o mais importante que já fizemos juntos. Ele irá permitir que o personagem Brian O’Conner continue vivo e que nós celebremos Paul em seu papel mais marcante”, diz o comunicado.

Com Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jason Statham, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster e Tyrese Gibson no elenco, “Velozes e furiosos 7” estreia em 10 de abril de 2015.

'Não foi um bom negócio', diz Graça Foster sobre compra de refinaria


Presidente da Petrobras foi ao Senado esclarecer denúncias contra estatal.
Dirigente disse que relatório omitiu cláusulas importantes dos conselheiros.










A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou nesta terça-feira (15) em audiência no Senado que a aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), "não foi um bom negócio" para a estatal. No total, a refinaria custou US$ 1,25 bilhão e, ainda segundo Graça Foster, o negócio resultou num prejuízo à Petrobras de US$ 530 milhões.
"Hoje, olhando aqueles dados, não foi um bom negócio, não pode ser um bom negócio. Quando você tem de tirar do seu resultado, não há como reconhecer que tenha feito um bom negócio. Isso é inquestionável do ponto de vista contábil", disse a presidente da Petrobras aos senadores. Ela frisou, no entanto, que, na época, a aquisição foi aprovada por unanimidade e estava dentro da diretriz da estatal de expandir o refino de óleo no exterior.

A avaliação contraria a do ex-presidente da empresa Sérgio Gabrielli, que, no último dia 8, em reunião com deputados do PT, classificou a aquisição como "bom negócio", e coincide com explicações dadas pela presidente Dilma Rousseff para justificar o fato de ter aprovado a compra da refinaria em 2006, quando presidia o Conselho de Administração da Petrobras.
Hoje, olhando aqueles dados, não foi um bom negócio [a compra da refinaria de Pasadena], não pode ser um bom negócio. Quando você tem de tirar do seu resultado, não há como reconhecer que tenha feito um bom negócio. Isso é inquestionável do ponto de vista contábil."
Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras
Na ocasião, nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência afirmou que a compra foi realizada com base em documento "técnica e juridicamente falho" porque omitia duas cláusulas que, "se conhecidas, seguramente não seriam aprovadas pelo Conselho".

Durante a apresentação, a executiva contestou a informação de que a mesma refinaria havia sido comprada em sua totalidade pela empresa belga Astra Oil por US$ 42,5 milhões em 2005. Segundo Graça Foster, o valor pago à antiga proprietária, Crown, foi de, "no mínimo", US$ 360 milhões, levando em conta estoques remanescentes, contatos de clientes e informações detidas pela refinaria.
Segundo Graça Foster, na ocasião em que foi autorizada a compra da refinaria, os antigos dirigentes da estatal não tinham mencionado aos conselheiros, durante a apresentação do negócio, as cláusulas Marlin e Put Option, presentes no contrato assinado posteriormente.
A primeira cláusula exigia um lucro mínimo anual à empresa belga Astra Oil, sócia da Petrobras na refinaria, independentemente do mercado. A segunda obrigava uma das sócias a comprar a parte da outra em caso de litígio. Foi essa regra que obrigou a Petrobras a desembolsar US$ 1,25 bilhão pela refinaria.
"Em nenhum momento, no resumo executivo e na apresentação feita pela área internacional [da Petrobras], foram citadas duas condições muito importantes. Não se falou da cláusula de Put Option e não se falou da cláusula Marlim. O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a compra e não houve nesses dois documentos dessa reunião nenhuma citação à intenção e obrigatoriedade da compra dos 50% remanescentes", disse Graça Foster durante audiência no Senado.
Foster saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff e do Conselho de Administração da Petrobras, colegiado que, segundo disse, "foi responsável por fazer crescer nossa produção de petróleo" entre os anos de 2003 a 2010 – período em que Dilma presidiu o conselho.
A aprovação de Pasadena não é mérito da presidenta porque naquele momento foi uma atitude correta [...] tanto a presidente Dilma como todos os outros conselheiros aprovaram com unanimidade"
"A aprovação de Pasadena não é mérito da presidenta porque naquele momento foi uma atitude correta. Foi mérito do Conselho de Administração, que unanimemente aprovou a aquisição de 50% de Pasadena naquele momento lá atrás, em 2006. A gente tem que fazer uma pausa e verificar que tanto a presidente Dilma como todos os outros conselheiros aprovaram com unanimidade", declarou.
No final de março, a presidente da Petrobras anunciou a criação de uma comissão interna da estatal para apurar as denúncias de superfaturamento na aquisição da refinaria. 
Nestor Cerveró
Graça Foster disse que o ex-diretor Nestor Cerveró era o responsável por informar o Conselho de Administração da Petrobras sobre as cláusulas Put Option e Marlin. “Quem tem obrigação de levá-las é sim o diretor da área internacional”, afirmou.
Questionada pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) sobre as providências tomadas após a falha do dirigente, a presidente lembrou que Cerveró foi afastado da diretoria da Petrobras e assumiu a Diretoria Financeira de uma subsidiária da petroleira, a BR Distribuidora. O cargo, segundo ela, representava menos poder.
“Ele deixou a diretoria da Petrobras e assumiu a diretoria financeira da BR Distribuidora em 2008. Naquele momento é inquestionável a posição de um diretor da Petrobras e a posição de um diretor de uma subsidiária. É sim uma diferença de ocupação, uma diretoria muito mais restrita”, afirmou. Em março, após divulgação das denúncias, a BR Distribuidora destituiu Cerveró do cargo.
Finanças
Em meio à audiência, Graça Foster apresentou aos senadores diversas tabelas e dados contábeis para demonstrar que a Petrobras é competitiva em relação às demais empresas de de petróleo no mundo. Segundo ela, de 2006 a 2013 – período durante o qual se arrastou a transação de Pasadena – “grandes empresas perderam volume” de produção de barris de petróleo, como Chevron e Shell.
O lucro líquido da Petrobras, conforme a dirigente, cresceu 1% entre 2012 e 2013. Já a Shell, citou Graça Foster, registrou diminuição de 39% porque houve queda de produção e de mercado e aumento de custos. “Esse [queda de produção e aumento de custos] é um grande problema que todos nós operadores de petróleo e gás temos”, enfatizou.
De acordo com a presidente da empresa, a dívida atual da Petrobras, de R$ 268 bilhões, tem por objetivo impulsionar o crescimento da empresa. A projeção apresentada por Foster afirma que, entre 2014 e 2018, a dívida da empresa irá parar de crescer.
“Tivemos diversos aumentos de preços nos últimos dois anos, mas houve uma depreciação significativa do real e, com o tempo, perdemos essa convergência de preços. É preciso recuperá-la, nossa produção vem e nosso refino vem também. Já no ano de 2015 teremos fluxo de caixa positivo”, declarou Graça Foster. 
Ex-diretor preso
Graça Foster disse que a prisão pela Polícia Federal do ex-diretor Paulo Roberto Costa causou “grande constrangimento” à empresa. Costa foi acusado de envolvimento com um esquema de lavagem de dinheiro investigado pela PF na Operação Lava Jato.
Questionada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sobre como são escolhidos os executivo, a presidente disse que responde pela diretoria atual, formada por técnicos. Ela ressaltou ainda que a Petrobras vem aprimorando a governança “para que as boas práticas ocorram”.
“Aconteceu um grande constrangimento para a Petrobras com a prisão do ex-diretor Paulo Roberto.  Todos os contratos relacionados a eventual ou potencial participação do Paulo Roberto estão sendo avaliados, todas as interfaces estão sendo apuradas. E é o trabalho que podemos fazer, de monitoramento, de melhoria da governança. Mas a diretoria, tanto a atual quanto a anterior, é uma diretoria técnica. Essa eu tenho responsabilidade sobre ela”, declarou.
Ela contestou crítica do senador oposicionista Álvaro Dias (PSDB-PR), segundo a qual a Petrobras vive um “abismo”. “Uma empresa que tem R$ 50 bilhões em caixa hoje, que tem uma reposição de reservas que Petrobras tem. Nós temos esse abismo? “, questionou Foster.
Dias, então, explicou que se referia a “abismo ético”. Nesse momento, a dirigente disse que “graças a Deus” a empresa não pode ser medida pelo trabalho de apenas um homem, em referência a Paulo Roberto Costa.
“Quanto ao abismo ético, não concordo com o senhor”, disse Foster a Álvaro Dias. “Eu digo graças a Deus. Graças a Deus porque a Petrobras não é fruto de um grande homem ou de uma grande mulher. A Petrobras não pode ser medida por um comportamento que não é digno da força de trabalho da Petrobras. Tem que ser apurado. Não podemos ser medidos por uma pessoa, e as pessoas com as quais essa pessoa interage dentro da companhia. Então, graças a Deus, não vivemos no abismo da ética. Não senhor”, respondeu.
CPI
Nesta terça-feira, o plenário do Senado votará o relatório que definirá a abrangência das investigações na CPI da Petrobras. A oposição quer uma CPI exclusivamente para investigar a Petrobras. Já os parlamentares aliados ao governo tentam instalar uma comissão para apurar também as suspeitas de cartel no Metrô de São Paulo e irregularidades no Porto de Suape, em Pernambuco - estados administrados pelo PSDB e PSB.
Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça decidiu que a CPI será ampla, mas a palavra final será dada pelo plenário. A oposição argumenta que, ao acrescentar outros temas, o governo pretende “embaralhar” a comissão de inquérito a fim de evitar uma investigação aprofundada sobre a Petrobras.
Há ainda expectativa entre os senadores de que, na próxima semana, a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber dê decisão liminar (provisória) sobre qual comissão – a da oposição ou a do governo – deverá ser instalada no Senado.

Governo ucraniano diz que retomou campo de aviação ocupado


Porta-voz de ministério citado pela EFE disse que houve mortos na ação.
País iniciou operação 'antiterrorista' para conter militantes pró-Rússia.

Um soldado ucraniano aponta arma para manifestantes pró-Rússia em frente a uma base aérea em Kramatorsk (Foto: Reuters/Marko Djurica)Um soldado ucraniano aponta arma para manifestantes pró-Rússia em frente a uma base aérea em Kramatorsk (Foto: Reuters/Marko Djurica)
Forças ucranianas retomaram um campo de aviação na cidade de Kramatorsk que estava ocupado por militantes pró-Rússia, informou o gabinete do presidente em exercício Oleksander Turchinov nesta terça-feira (15). Um porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano citado pela agência EFE disse que houve mortes durante a ação.
O ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, se disse “profundamente preocupado” com os relatos de mortes na operação. 
Os meios de comunicação russos, citando fontes entre os manifestantes, afirmaram que entre quatro e 11 rebeldes morreram.
Segundo a agência Interfax, o ministro da Defesa ucraniano afirmou que nenhum integrante das tropas de Kiev morreu ou foi ferido durante a operação.
De acordo com relatos de testemunhas à France Presse, tropas ucranianas foram levadas de helicóptero até o local.
Jornalistas da AFP viram manifestantes pró-russos, que dominam a parte civil do aeródromo, aglomerados junto às grades da parte militar da instalação.
Alguns manifestantes acusaram os militares de terem disparado e causado feridos, mas não foi possível confirmar essas informações.
Após o anúncio da operação, a Casa Branca afirmou por meio de seu porta-voz que as provocações dos separatistas no leste da Ucrânia levaram o governo de Kiev a ser obrigado a responder, mas ressaltou que o país tem a responsabilidade de manter a ordem e a lei na região.
Operação
Helicópteros ucranianos levantam voo depois de deixar tropa na base aérea de Kramatorsk nesta quarta (15) (Foto: Reuters/Marko Djurica)Helicópteros ucranianos levantam voo depois de deixar tropa na base aérea de Kramatorsk nesta quarta (15) (Foto: Reuters/Marko Djurica)
Mais cedo, o chefe da operação antiterrorista iniciada nesta terça pelo governo da Ucrânia, o general Vasyl Krutov, advertiu as milícias pró-russas que "não haverá mais ultimatos" e que o exército ucraniano "combaterá os invasores estrangeiros". A operação estaria em andamento também na cidade de Slaviansk, mas até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre confrontos ou movimentação de tropas no local.
"Os ultimatos são assuntos de civis. Isto é uma operação militar", disse Krutov a um grupo de jornalistas próximo à cidade de Izium, na região ucraniana de Kharkiv.
Manifestantes pró-Rússia cercam o general Krutov, da Rússia em frente à base aéra de Kramatorsk, no leste da Ucrânia (Foto: Reuters/Marko Djurica)Manifestantes pró-Rússia cercam o general Krutov,
da Ucrânia em frente à base aéra de Kramatorsk,
no leste da Ucrânia (Foto: Reuters/Marko Djurica)
Krutov, que é general dos serviços secretos ucranianos, estimou que cerca de "300 homens armados atuam no leste da Ucrânia, principalmente em Slaviansk", cidade da região oriental de Donetsk e próxima à fronteira com a Rússia.
"Vamos combatê-los porque são invasores estrangeiros, bandidos e terroristas", assinalou o chefe do Centro Antiterrorista e subchefe do Serviço de Segurança da Ucrânia. Pelo menos 20 blindados do exército ucraniano se posicionaram em Izium, a cerca de 40 quilômetros da cidade de Slaviansk, reduto das milícias pró-russas que se sublevaram contra Kiev.
Os blindados, que trazem bandeiras ucranianas, se encontram estacionados em um cruzamento de estrada junto ao qual aterrissaram dois helicópteros de transporte militar, segundo pôde comprovar a Agência Efe.
O presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, anunciou o começo da operação antiterrorista na região de Donetsk nesta manhã.
"O objetivo destas ações, volto a sublinhar, é defender os cidadãos da Ucrânia, frear o terror e as tentativas de desmembrar o país", disse Turchinov ao inaugurar a sessão plenária da Rada Suprema, o parlamento ucraniano.
O governo tinha dado um prazo - até a manhã desta segunda- para que os pró-russos depusessem as armas e desalojassem os edifícios administrativos que mantêm ocupados, dando garantias que os ativistas que não seriam perseguidos judicialmente caso acatassem as exigências das autoridades.
No último domingo, em mensagem ao país, Turchinov anunciou que o Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia começaria uma "operação antiterrorista de envergadura com o uso das Forças Armadas" para restabelecer a ordem nas regiões orientais de país, de maioria russoparlante.