sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jovem de 26 anos é coroada Miss Canadá 2013 por engano


Erro foi descoberto durante a recontagem das notas.
Funcionário errou ao passar notas de jurados para programa.


Os organizadores do concurso Miss Canadá 2013 admitiram que a jovem Denise Garrido, de 26 anos, foi coroada miss por engano no último sábado.
Denise Garrido, de 26 anos, foi coroada por engano Miss Canadá 2013 (Foto: Allumski Photography/Reuters)Denise Garrido, de 26 anos, foi coroada por engano Miss Canadá 2013 
Em um comunicado, o diretor do concurso, Denis Davila, responsabilizou um funcionário inexperiente pelo erro em digitar as notas dadas manualmente pelos juízes para um programa de computador que determinava a vencedora.
"Fiquei chocada. Alcancei o meu sonho e, de repente, ele foi tirado de mim", disse Denise Garrido, que não irá mais representar o Canadá no Miss Universo em dezembro .
O erro foi descoberto durante a recontagem das notas por uma auditoria independente.
Após a alteração do resultado, Denise acabou em quarto lugar. A nova vencedora foi Riza Santos, também de 26 anos, que representava Calgary.
Após recontagem,  Riza Santos (à direita) foi declarada vencedora (Foto: Allumski Photography/Reuters)Após recontagem, Riza Santos (à direita) foi declarada vencedora (Foto: Allumski Photography/Reuters
)

Jogador romeno quer adotar bebê resgatado de encanamento na China


Jogador romeno do time Ajaccio falou à 'ProTV' nesta quinta (30).

'O pobrezinho me impressionou', disse Adrian Mutu, que já tem duas filhas.

Recém-nascido havia sido jogado no vaso sanitário (Foto: Reuters)Recém-nascido havia sido jogado no vaso sanitário (Foto: Reuters)
Comovido com a dramática história do bebê que foi resgatado de um encanamento de esgoto na China depois que sua mãe deu à luz no banheiro, o jogador romeno Adrian Mutu declarou que gostaria de adotar o menino.
 "O pobrezinho me impressionou tanto que disse 'precisamos ajudá-lo, adotá-lo, fazer qualquer coisa'', declarou ao canal "ProTV" o atacante romeno, após ver as imagens. "É um milagre que ele esteja vivo", disse emocionado Mutu, de 34 anos.
Após ver as impressionantes imagens do salvamento do bebê pelos bombeiros e paramédicos, o jogador do time de futebol francês Ajaccio falou com sua mulher e ambos concordaram que a criança cresça com suas duas filhas.
"Nunca tinha pensado em adotar uma criança, não tinha isso em mente, mas senti que devo ajudá-lo", acrescentou o jogador internacional.
"Para mim as crianças são tudo. No último jogo minhas meninas vieram me apoiar; faço tudo que é possível por elas para que tenham um futuro melhor", acrescentou.
A lei de adoção chinesa é complexa já que só permite este direito a 17 países, entre os quais a Romênia não está.
Mutu, que jogou no Chelsea de José Mourinho durante uma temporada, tem três filhos: Mario, de 11 anos, de sua primeira esposa, Alexandra; e duas meninas de seu atual casamento, Adriana, de 7 anos, e Maia Vega, de 5.
Enfermeira observa o bebê resgatado na véspera de dentro de uma tubulação de esgoto em Jinhua, na China. A queda do recém-nascido no vaso sanitário foi acidental, e a mãe não será indiciada, informaram as autoridades locais. O bebê está com saúde estável. (Foto: Reuters/China Daily)Enfermeira observa o bebê resgatado na véspera de dentro de uma tubulação de esgoto em Jinhua, na China. A queda do recém-nascido no vaso sanitário foi acidental, e a mãe não será indiciada, informaram as autoridades locais. O bebê está com saúde estável. (Foto: Reuters/China Daily)

Pais publicam diário de menina morta por aneurisma cerebral


  • Anotações deram origem ao livro ‘The draft’
  • Dinheiro arrecadado pelas vendas será direcionado para a criação de uma instituição de caridade

Livro reúne pensamentos de menina sobre amor e amizade
Foto: Divulgação
Livro reúne pensamentos de menina sobre amor e amizade Divulgação
LONDRES - Os pais de uma menina de 13 anos que morreu de aneurisma cerebral, em março do ano passado, publicaram o diário da filha. Jemima Layzell desmaiou abruptamente em casa em Horton, na Inglaterra, e morreu mais tarde no hospital, depois de sofrer um forte sangramento no cérebro.
Ela havia expressado a vontade de doar seus órgãos, que salvaram a vida de oito pessoas, além da visão de outras três. Depois de sua morte, os pais de Jemima, Harvey, de 44 anos, e Sophy Layzell, de 39, descobriram o diário que a menina começou a escrever aos 4 anos. Jemima sonhava em se tornar uma escritora, então os pais decidiram publicar o conteúdo.
As anotações agora deram origem a um livro chamado "The draft" ("O esboço", em tradução livre), elogiado por importantes autores de obras infantis, como Dame Jacqueline Wilson e Michael Morpurgo.
Harvey, que é fotógrafo, disse que a família, através do livro, queria chamar atenção para a questão da doação de órgãos e da voz das crianças:
"Estamos extremamente orgulhosos de ver as palavras da Jemima impressas, especialmente porque a maior parte não foi lida durante a sua vida", disse ele. "Compartilhar os pensamentos particulares dela poderia ser considerado algo invasivo, mas decidimos publicar não só porque ela era talentosa, mas também para ouvir sua voz. Como filha, ela era aplicada, consciente e sempre determinada em nos deixar orgulhosos. Ela era criativa e adorava analisar e questionar o mundo ao redor. Ela amava sair com os amigos."
A irmã de Jemima, Amelia, de 12 anos, vai receber metade dos lucros de "The draft". O resto será direcionado para a criação de uma instituição de caridade.
O livro começou a ser vendido em 21 de maio, dia do aniversário de Jemima. As anotações expressam os pensamentos dela sobre amor, amizade e o futuro - e o desejo de ter "alguém que realmente goste de mim pelo que eu sou". Leia um trecho:
"Algumas pessoas dizem que Deus não existe porque, se existisse, ele ajudaria todas as pessoas pobres do mundo. Não concordo. Sinto o desespero delas, mas temos que ajudá-las. Elas estão lá porque fizemos isso com elas. Estão lá para nos tornarmos corretos. Estão lá para nos impedir de virarmos monstros antes que seja tarde demais."

Aviões sobrevoam praia do Caribe bem perto dos banhistas


Local perigoso acabou virando ponto turístico. Conheça


Foto Reprodução / Benny Zheng
O cenário é perfeito: você, o sol, uma bela praia no Caribe. Mas de repente um barulho ensurdecedor interrompe seu bronzeado e, ao abrir os olhos, você se depara com um Boeing 747 a apenas uns 10 ou 20 metros do seu corpo. A imagem pode parecer assustadora, mas acontece quase todos os dias nas areias deMaho, em Saint Martin.

Os aviões passam rasantes pelas praias, por conta da proximidade do Aeroporto Internacional Princess Juliana. Como a pista é curta, somente 2.180 metros, os pilotos são obrigados a pousar rapidamente e passam mesmo bem perto dos banhistas. Apesar de perigoso, o local se tornou um ponto turístico e há até placas que indicam o horário dos voos, para que os visitantes possam tirar fotos. Selecionamos algumas imagens. Confira:
Foto Reprodução / Kent Miller
Foto Reprodução / Fabi Fliervoet
Foto Reprodução / Mitchell Weinstock
Foto Reprodução / Fyodor Borisov

'Bunker da droga' de Piracicaba tinha material que era distribuído no estado


Para a Rota, local era um dos principais centros distribuidores de São Paulo.
Investigações serão feitas pela Polícia Federal; ninguém foi detido ainda.


Drogas encontradas dentro de "bunker" em fazenda de Piracicaba (Foto: Divulgação/PF e Rota)Drogas encontradas dentro de "bunker" em fazenda de Piracicaba 
A estrutura subterrânea onde equipes das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) e da Polícia Federal (PF) encontraram cerca de 500 quilos de cocaína e maconha, na noite desta quinta-feira (30), em Piracicaba (SP), era um dos principais pontos de distribuição de drogas do estado de São Paulo.
A informação é de um tenente da Rota que participou da operação que descobriu o laboratório, um tipo de "bunker da droga", protegido por uma placa de aço e cimento de aproximadamente quatro toneladas, acionada por um sistema hidráulico.
Entrada do local que escondia drogas em Piracicaba, com tampa de quase quatro toneladas (Foto: Divulgação/PF e Rota)Entrada do local que escondia drogas, com tampa
de quatro toneladas (Foto: Divulgação/PF e Rota)
O local, que tinha até sistema de ventilação, funcionava em uma fazenda entre plantações de cana-de-açúcar e eucalipto e próximo às margens da Rodovia Samuel Castro Neves (SP-147), na zona rural de Piracicaba.
De acordo com nota divulgada no início da madrugada desta sexta-feira (31) pela Polícia Federal, foram encontrados 451 quilos de cocaína, 3,7 quilos de maconha; 56 quilos de uma substância branca (não identificada pela PF) e 5 mil litros de produtos químicos utilizados na preparação da droga, além de balanças e prensa. Durantes as buscas, ninguém foi localizado no sítio e não houve prisões.
Segundo o tenente da Rota que conversou com o G1 na manhã desta sexta, pelas características do local e a quantidade de droga localizada, o "bunker" servia como um dos principais pontos distribuidores para todo estado. Ele afirmou, no entanto, que ainda não é possível dar mais detalhes sobre o caso, já que as investigações ficarão a cargo da PF.
Em nota, a equipe de coordenação da operação afirmou que "um inquérito policial será instaurado a fim de apurar a autoria dos crimes de tráfico de drogas e posse de produto químico destinado à preparação de drogas, cujas penas são de cinco a quinze anos de reclusão e multa".
Também foram encontrados 5 mil litros de produtos químicos para preparo das drogas (Foto: Divulgação/PF e Rota)Também foram encontrados 5 mil litros de produtos químicos para preparo (Foto: Divulgação/PF e Rota
)

Homem que morava em carro com cadela escapa de atentado, em GO


Passat foi incendiado supostamente por homens encapuzados, em Anápolis.
Vizinhos gritaram por socorro e ocupantes de veículo conseguiram sair.


Um homem que morava dentro do próprio carro, na companhia de um cachorro de estimação, em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, sofreu um atentado nesta semana. O Passat do pintor Mário de Jesus foi incendiado enquanto ele dormia dentro do veículo. Ele a cadela Faísca conseguiram escapar sem ferimentos.
O atentado aconteceu na noite da última terça-feira (28). O carro estava estacionado em frente à casa do irmão de Mário, no Bairro JK. Segundo ele, três homens encapuzados chegaram armados e derramaram gasolina no carro com ele dentro e atearam fogo.
Os vizinhos ouviram o barulho e gritaram por socorro. Mário e Faísca conseguiram fugir, mas o veículo ficou completamente destruído.
A polícia suspeita que a tentativa de assassinato possa estar ligada a um acerto de contas com o tráfico de drogas. Mas ele nega que tenha dívidas com traficantes. “Eu não devo para ninguém”, garante Mário de Jesus.
O pintor conta que está afastado da profissão desde que se envolveu com as drogas. Sem dinheiro, foi morar no carro e hoje vive da ajuda que recebe dos vizinhos.

37% dos brasileiros não aceitariam filho homossexual, diz pesquisa


38% rejeitam mesmos direitos de casais tradicionais aos homossexuais.
Levantamento do Data Popular ouviu 1.264 pessoas em todo o país.


  •  
  •  
Resultados da pesquisa
1- Concordância com a frase:
"Não aceitaria ter um filho ou uma filha homossexual"
Geral - todas as idades37%
Homens45%
Mulheres35%
Geral - 16 a 24 anos26%
Geral - 25 a 34 anos33%
Geral - 35 a 49 anos37%
Geral - 50 anos ou mais46%
2- Concordância com a frase:
"Sou contrário que casais do mesmo sexo tenham os mesmos direitos dos casais tradicionais"
Geral – todas as idades38%
Homens47%
Mulheres35%
Geral - 16 a 24 anos35%
Geral - 25 a 34 anos32%
Geral - 35 a 49 anos34%
Geral - 50 anos ou mais47%
Fonte: Instituto Data Popular
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular aponta que 37% dos brasileiros ouvidos não aceitariam ter um filho ou filha homossexual.
Segundo o levantamento, 38% também se disseram contrários ao fato de casais do mesmo sexo terem os mesmos direitos de “casais tradicionais”.
O Instituto Data Popular, uma entidade privada de consultoria, informou ter ouvido 1.264 pessoas em todas as regiões brasileiras, no primeiro trimestre de 2013. Segundo a empresa, o objetivo era saber qual era a opinião dos entrevistados sobre assuntos relacionados a homossexualidade e ao acesso a direitos civis por casais de mesmo sexo no Brasil.
O resultado, diz o Data Popular, mostra que o preconceito contra homossexuais ainda é alto e que, também, a rejeição é maior dentre os homens.
Em maio de 2011 o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a união estável homoafetiva no país. Já em 14 de abril deste ano, uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a obrigatoriedade de todos os cartórios registrarem casamentos e uniões estáveis homossexuais sem que haja necessidade de uma determinação judicial.
Segundo o Instituto Data Popular, a primeira pergunta no levantamento era se o entrevistado concordava ou não com a frase “Não aceitaria ter um filho ou uma filha homossexual”. No geral, 37% responderam que concordavam com a afirmativa. Dentre os homens, a taxa ficou em 45%. Já entre as mulheres, a rejeição a filhos homossexuais caiu para 35%.

Se analisada a divisão por idades, a rejeição a um filho homossexual ficou maior entre os entrevistados com 50 anos ou mais – 46% disseram que não aceitariam.
A segunda pergunta feita foi em relação à universalização dos direitos civis para casais de mesmo sexo. O resultado apresentou nível de rejeição é semelhante, informa o Instituto Data Popular.
Disseram-se contrários que à equiparação dos diretios 38% dos entrevistados. O percentual ficou maior quando se analisa só as respostas dos homens: 47%. Já entre as mulheres a rejeição foi de 35%.

Para Renato Meirelles, sócio diretor do Instituto Data Popular, “os números reforçam que o preconceito da sociedade para com os homossexuais existe, tanto dentro de casa, quanto fora dela”, divulgou a entidade.
O Brasil tem mais de 60 mil casais homossexuais, segundo dados preliminares do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Parada Gay em São Paulo
No próximo domingo (2), acontece em São Paulo a 17º Parada do Orgulho LGTB, a partir das 12h, na Avenida Paulista. O tema deste ano será "Para o Armário Nunca Mais, União e Conscientização" e tem o objetivo é alertar para os retrocessos em relação às conquistas da comunidade gay. O desfile será encerrado com trio elétrico que protestará contra o deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), político que ficou conhecido após supostos ataques e ofensas a africanos e homossexuais.
"Não é só contra o Feliciano, é contra todos aqueles 'infelicianos' que insistem em julgar os direitos dos outros em detrimento da sua heterossexualidade", disse o diretor da Associação da Parada do Orgulho GLBT (APOGLBT), Nelson Matias, durante a coletiva de imprensa de lançamento do evento, na início de maio.
A Prefeitura de São Paulo investirá R$ 1,6 milhão na logística e infraestrutura da Parada do Orgulho LGBT. Ao todo, 1,2 mil policiais militares vão acompanhar o evento. A corporação também vai usar câmeras e helicóptero durante o monitoramento, segundo a APOGLBT
.

Internado em SP, Netinho passa por tomografia e segue sedado em UTI


Na quinta-feira, ele passou por lavagem de coágulos e troca de catéteres.
Número de visitas foi reduzido para evitar contaminação, diz assessoria.


Netinho_galeria 05 (Foto: Divulgação: Site Oficial)Netinho permanece na UTI do Sírio Libanês, em SP
(Foto: Divulgação: Site Oficial)
Internado há mais de 20 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o cantor Netinho passou por uma tomografia na manhã desta sexta-feira (31), segundo informou a assessoria do artista.
Ele está sob efeito de sedativos e respira com ajuda de aparelhos. Ainda de acordo com a assessoria, os médicos consideraram "bom" o resultado do exame. No entanto, não há previsão de alta da UTI.
O número de visitas ao cantor foi reduzido a pedido dos médicos, para evitar risco de infecção, diz a assessoria. O último boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, divulgado na noite de quinta-feira (30), apontava quadro de saúde estável.
No final da tarde de quinta, o paciente foi levado ao centro cirúrgico para lavagem de coágulos e troca de catéteres. Netinho foi operado na quarta-feira (29)  por conta de um derrame cerebral. Este foi o segundo acidente vascular que o cantor sofreu em menos de uma semana.
Na noite de quarta, ele voltou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , onde foi sedado e passou a respirar com ajuda de aparelhos.
"O paciente apresentou uma nova e pequena hemorragia cerebral e obstrução do fluxo de líquor, sendo necessária a instalação de um novo cateter para drenagem e monitorização da pressão intracraniana", informou o boletim médico. A hemorragia foi estancada.
Médicos dizem que Netinho fazia atividade física pesada. Eles acreditam que o uso de anabolizantes para enrijecer a musculatura pode ter contribuído para a dificuldade de o organismo se recuperar sozinho e estancar essas hemorragias.
Netinho começou a ter problemas de saúde há mais de um mês, na Bahia. Tudo começou com uma dor forte na coxa direita, no mês passado. Netinho sentiu a perna depois de um treino de musculação. O cantor procurou a emergência de um hospital, em Salvador, e foi internado.
Para tentar entender o que acontecia, o médico de Netinho decidiu fazer exames. Uma ressonância constatou um rompimento no músculo da perna. E também algumas alterações no fígado.
Os médicos fizeram, então, uma biópsia hepática. O cantor teve uma hemorragia, foi operado e começou a apresentar dificuldades respiratórias e renais.
No dia 9 de maio, a família de Netinho decidiu levar o cantor para o hospital em São Paulo, onde é assistido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip. Aqui, Netinho foi tratado com antibióticos, melhorou e chegou a ir para uma unidade de terapia semi-intensiva, mas voltou para a UTI depois de sentir fortes dores de cabeça.
Os médicos disseram que o que complica o quadro de saúde do Netinho é a dificuldade que o organismo dele tem pra se recuperar. A biópisa é um procedimento simples. Hemorragias são comuns. O próprio fígado se cura. No caso do Netinho houve um inchaço por causa de medicamentos.
No domingo (26), o paciente apresentou melhora clínica e neurológica depois de passar por uma nova cirurgia para a retirada de coágulos no cerebelo, parte posterior do cérebro responsável pela coordenação muscular e manutenção do equilíbrio.
A equipe médica decidiu fazer uma neurocirurgia para a retirada dos coágulos após um aumento do hematoma no cerebelo ser detectado depois que o cantor reclamou de fortes dores na cabeça.
Ivete Sangalo (Foto: Divulgação/Assessoria)Ivete Sangalo foi até o Hospital Sírio Libanês, em SP
(Foto: Divulgação/Assessoria)
Ivete Sangalo
Antes de passar mal, na tarde de quarta (29) Netinho recebeu a visita da cantora e amiga Ivete Sangalo. Por meio de nota enviada pela assessoria de Netinho, Ivete explicou que seus fãs estão sempre pedindo notícias dele, e garantiu que os fãs dos dois artistas estão juntos rezando pela sua saúde.
Na terça-feira (28), o cantor também recebeu a visita da filha Bruna, que viajou da Bahia para ver o pai, informou a assessoria de imprensa do cantor
.

Índios em MS voltam a ocupar sede de fazenda em Sidrolândia, diz Funai


Nova ocupação foi confirmada pelo coordenador local, Jorge das Neves.
Grupo havia deixado propriedade na tarde de quinta (30) após confronto.


Índios da etnia terena voltaram a ocupar, nesta sexta-feira (31), a sede da fazenda Buriti, em 
Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Segundo o coordenador local da Fundação Nacional do Índio (Funai), Jorge das Neves, cerca de 250 indígenas chegaram à sede da propriedade por volta das 11h e estão montando barracas.

Um dos acessos à fazenda tinha sido bloqueado pelos terena, conforme informação do comando-geral da Polícia Militar (PM).
Em entrevista na tarde desta sexta-feira (31), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, confirmou a nova invasão na fazenda Buriti. Segundo ele, os índios atearam fogo no mangueiro, destruíram o restante do imóvel e queimaram pontes de acesso à propriedade.

Riedel considerou “uma fatalidade” a morte que ocorreu no confronto entre índios e policiais durante a reintegração de posse da fazenda. “Não estamos defendendo uma guerra armada”, garantiu. A entidade diz ter conhecimento de movimentação de indígenas de outras etnias em direção à Buriti.

A nova ocupação da fazenda ocorre um dia após o confronto entre os terena e policiais federais e militares durante a reintegração de posse da área. Na ocasião, um indígena de 36 anos morreu; vários índios e quatro policiais ficaram feridos. O grupo da etnia terena havia deixado a área na tarde de quinta-feira (30).
Sidrolândia 31-05 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Disputa judicial
A fazenda Buriti está em área reivindicada pelos índios em um processo que se arrasta há 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia terena. A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Mas até hoje a Presidência da República não fez a homologação. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspendem o curso do procedimento demarcatório.

Em 2004, a Justiça Federal declarou que as terras pertenciam aos produtores rurais. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal recorreram. Em 2006, o Tribunal Regional Federal modificou a primeira decisão e declarou a área como de ocupação tradicional indígena. Produtores rurais entraram com recurso e conseguiram decisão favorável em junho do ano passado.

Outra ocupação
Nesta sexta-feira (31), aproximadamente 70 indígenas da etnia terena ocuparam a fazenda Esperança, em Aquidauana, a 143 km de Campo Grande. A ocupação foi confirmada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Não há informações se propriedades vizinhas também foram ocupadas.

Avião cai sobre prédio nos Estados Unidos


Aeronave de pequeno porte mergulhou no telhado de apartamento.
Duas pessoas tiveram ferimentos leves.


Pelo menos duas pessoas tiveram ferimentos leves após um avião de pequeno porte cair sobre um prédio de três andares em Herndon, na Virgínia,Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira (31).
Segundo o capitão Willie Bailey, do Corpo de Bombeiros do condado de Fairfax, o avião ficou sem combustível antes da queda. Um dos feridos estava na aeronave e o outro em um dos apartamentos. O avião havia saído da Filadélfia e seguia para Manasas, também na Virgínia.
O piloto e um dos passageiros saíram andando da aeronave após ela atravessar o telhado da residência. Eles chamaram o serviço de emergência e acalmaram os moradores, que haviam saído correndo de seus quartos.
Segundo as primeiras informações, a estrutura do prédio não foi abalada.
Avião invadiu o telhado de uma casa ao pousar em Herndon (Foto: AP/NBC4 Washington)Avião invadiu o telhado de uma casa ao pousar em Herndon (Foto: AP/NBC4 Washington)
Aeronave é vista pendurada na casa em Herndon (Foto: AP/NBC4 Washington)Aeronave é vista pendurada na casa em Herndon (Foto: AP/NBC4 Washington
)

Cachorro tenta 'abocanhar' chuva de granizo em vídeo nos EUA


Nemo foi visto brincando na chuva de gelo com a boca aberta.
Cena cômica foi registrada em Castle Rocks, no estado do Colorado.


Doug Burg, morador de Castle Rocks, no estado do Colorado (EUA), estava filmando uma tempestade de granizo quando Nemo, o cachorro da família, saiu em meio às pedras de gelo que caíam do céu e começou a brincar no quintal, tentando “comer” a chuva (veja o vídeo).
Na gravação, o cão parece se divertir bastante com as pedras que caem do céu, e só volta para casa depois de certa insistência de Doug.
  •  
Nemo aparece brincando e tenta 'morder' pedras de gelo que caem do céu (Foto: Reprodução/YouTube/Doug Burg)Nemo aparece brincando e tenta 'morder' pedras de gelo que caem do céu (Foto: Reprodução/YouTube/Doug Burg
)

Barcelona é eleita melhor destino de verão do Hemisfério Norte



Pesquisa foi feita com usuários de site de planejamento de viagem.
Veja a lista dos dez selecionados.

Mulher aproveita as altas temperaturas nesta terça (26) em Barcelona na praia Barceloneta. (Foto: Manu Fernandez/AP)Mulher aproveita as altas temperaturas nesta terça em Barcelona na praia Barceloneta.
Com clima ensolarado, praias na costa mediterrânea e agitação cultural, gastronômica e noturna, Barcelona foi eleita em uma pesquisa o melhor destino para passar o verão do Hemisfério Norte neste ano.
O levantamento foi feito pelo site Gogobot, que permite montar um itinerário de viagem com base em dicas de amigos e de outros internautas.
Até o Alasca entrou na lista, com a justificativa de ser muito mais acessível nos meses de verão, quando os dias são mais longos e as temperaturas são confortáveis. Confira a lista dos 10 primeiros a seguir:
1° - Barcelona (Espanha)
2° - Chicago (EUA)
3° - Nova Orleans (EUA)
4° - Alasca (EUA)
5° - Honolulu (EUA)
6° - Helsinque (Finlândia)
7° - Seattle (EUA)
8° - Vancouver (Canadá)
9° - Ibiza (Espanha)
10° - Bali (Indonésia
)

Enem 2013: MEC decide alterar pergunta ‘inadequada’ sobre domésticas em questionário

Tópico para candidato responder na inscrição relaciona "empregada mensalista" entre utensílios como TV, aspirador de pó e computador

  • Federação das Domésticas define questão como "discriminatória"
  • O próprio Aloizio Mercadante julgou que item deve ser modificado ano que vem, em respeito aos trabalhadores da categoria


A opção ‘empregada mensalista’ surge na mesma lista de outros itens domésticos
Foto: Reprodução
A opção ‘empregada mensalista’ surge na mesma lista de outros itens domésticosReprodução
RIO - Quase dois meses após a chamada "PEC das Domésticas", que ampliou os direitos trabalhistas da categoria, um questionário aplicado a candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 causou desconforto entre alunos, empregadas do ramo e o Ministério da Educação (MEC).
No ato da inscrição, o estudante que se candidatou ao Enem 2013 precisou responder a perguntas sobre dados socieconômicos, como a renda mensal familiar e a escolaridade. No entanto, o formulário tinha um item que foi bastante criticado por alunos nas redes sociais.
Na questão número 7, o candidato deveria assinalar, dentre os itens na lista, quais ele possui dentro de casa. Na relação, entre objetos como TV, geladeira, aspirador de pó, automóvel e computador, surge a opção "empregada mensalista".
- É um ato discriminatório porque nos reduziu a objetos. Não foi perguntado se na casa do aluno havia pais, filhos ou parentes. Só objetos e as empregadas domésticas. E o mais grave é que quem elaborou esse questionário são pessoas ligadas à educação, formadores de opinião. Será que eles ensinam para as crianças que empregadas são utensílios domésticos? - questiona a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira.
Em nota, o MEC reconheceu a infelicidade da pergunta. O órgão afirmou que "o ministro Aloizio Mercadante considera que a forma da pergunta que se refere a trabalhadores domésticos é inadequada, e vai encaminhar a necessidade de sua adequação, preservando os critérios técnicos, mas garantindo integralmente o respeito àqueles trabalhadores".
O questionário é aplicado aos candidatos do Enem desde 1998. A partir de 2009, passou a ser preenchido pela internet. O formulário serve para o MEC avaliar o perfil de quem faz o exame e, com base nisso, elaborar políticas educacionais, como cotas para universidades. O candidato deve informar, por exemplo, qual a renda familiar mensal, a escolaridade de seus pais e se trabalhou antes de prestar a prova.
- É um absurdo, num momento em que a gente está discutindo a legislação das domésticas, o Enem compará-las a objetos. Essa pergunta é muito infeliz, porque o Brasil ainda tem heranças da escravidão que parecem vincadas na terra - afirma uma candidata identificada apenas como Gabriela, que se manifestou contra o questionário com um post no Facebook.
De acordo com a a socióloga Maria Salete Souza de Amorim, coordenadora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a pergunta deveria ter sido feita separadamente.
- Dentre os itens apresentados constam apenas objetos, portanto não cabe o item 'empregada mensalista'. Seria necessário criar outra questão com outras categorias para inserir essa informação - observou a professora.
Já para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Ocimar Munhoz Alavarse, especialista em questionários socieconômicos, a polêmica seria "exagerada". Entretanto, como forma de eliminar ambiguidades, a pergunta específica da empregada mensalista deveria ter sido feita separadamente.
- O item 7 não necessariamente deve ser interpretado como posse de bens materiais, pois "ter em sua casa" pode assumir no português a ideia de haver, existir, encontrar etc., mesmo que o fato de 'Empregada mensalista' aparecer no rol de utensílios domésticos possa induzir a interpretações como teriam sido feitas por alguns candidatos. Como hipótese, poderia haver a alternativa "Empregada mensalista" separadamente - sugere Alavarse.

Mais de mil pessoas protestam em frente ao BCE em Frankfurt


Manifestação desta sexta é contra as medidas de austeridade na Eurozona.
Manifestantes pretendem bloquear a entrada nas sedes de bancos.


Alemães protestam em Frankfurt em frente ao BCE (Foto: AFP)Alemães protestam em Frankfurt em frente ao BCE (Foto: AFP)
Mais de mil pessoas se manifestavam nesta sexta-feira (31) em frente ao Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, para criticar as políticas de austeridade na Eurozona, convocadas pela organização anticapitalista Blockupy, constatou um jornalista da AFP.
Segundo a polícia, o número de manifestantes era de 1,2 mil a 1,5 mil, enquanto a Blockupy informou sobre 3 mil participantes.
Desde quarta-feira, várias grades cercavam o BCE para impedir que os manifestantes se aproximassem. Centenas de policiais foram mobilizados no centro da cidade, apoiados por helicópteros de vigilância, segundo um porta-voz da polícia.
 
Alemães protestam contra cortes de gastos (Foto: AFP)Alemães protestam contra cortes de gastos (Foto: AFP)
"Manifestantes tentaram ultrapassar as barreiras", declarou um porta-voz, que acrescentou que as forças de segurança utilizaram gás de pimenta.
  Já um porta-voz do BCE explicou à AFP que a instituição tomou as medidas necessárias para garantir a segurança de seus trabalhadores, em coordenação com a polícia. "O BCE permanecerá operacional durante as manifestações", disse o banco em um comunicado.
Os manifestantes, que protestam contra a austeridade e a gestão que a União Europeia está fazendo da crise, também preveem bloquear grandes bancos, especialmente a sede do Deutsche Bank, o mais importante banco alemão. Muitos estabelecimentos pediram que seus empregados trabalhem em casa.
No sábado, no aniversário de 15 anos da fundação do BCE, está prevista a realização de uma manifestação no centro de Frankfurt na qual os organizadores esperam a presença de 20 mil pessoas.
Policiais entram em confronto com manifestantes em Frankfurt (Foto: Reuters)Policiais entram em confronto com manifestantes em Frankfurt (Foto: Reuters
)