quarta-feira, 29 de maio de 2013

No Rio, Joe Biden diz que 2013 marca nova era entre Brasil e EUA


Vice-presidente fez discurso na manhã desta quarta na Zona Portuária.
Joe Biden elogiou projetos como o Bolsa Família.

Em discurso no Rio, Joe Biden elogiou projetos como o Bolsa Família (Foto: Isabela Marinho / G1)Em discurso no Rio, Joe Biden elogiou projetos como o Bolsa Família 
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que ele e Barack Obama acreditam que o ano de 2013 marca uma nova era entre o Brasil e o seu país. O discurso do membro do Partido Democrata aconteceu na manhã desta quarta-feira (29) no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio.
O vice-presidente disse que os EUA têm reservas de gás de xisto que podem atender ao Brasil e que, em contrapartida, gostaria de colaborar na exploração de fontes energéticas em áreas profundas. "O Brasil é um líder em combustíveis e energia renováveis. Nós temos muita experiência em extração de energia profunda e estamos  prontos para ser parceiros", disse.
"Queremos aproveitar esta grande oportunidade. O Brasil se tornou a sétima maior economia e ficou notável nos últimos 20 anos. Vocês derrotaram a inflação, tiraram 40 milhões da milhões da miséria" disse Biden.
Vice-presidente americano fez discurso no Píer Mauá, na Região Portuária do Rio, nesta quarta-feira (Foto: Isabela Marinho / G1)Vice-presidente americano fez discurso no Píer
Mauá (Foto: Isabela Marinho / G1)
Ele disse ainda que precisa que o Brasil invista nos Estados Unidos e que a má abertura em outros campos acontece para que esta relação funcione melhor. Biden citou os programas de bolsas científicas que levam brasileiros para estudar em 46 estados norte-americanos.
Joe Biden elogiou projetos como o Bolsa Família e disse que o resto do mundo olha para o Brasil com um pouco de inveja. "O Brasil mostrou que não é preciso que uma nação escolha a democracia ou desenvolvimento. Os brasileiros mostraram que política econômica e desenvolvimento social podem andar juntos", afirmou. Para o vice-presidente, o Brasil não está mais em desenvolvimento. "Vocês já se desenvolveram e esta é uma má notícia, porque a cobrança é muito maior".
O político chegou ao Rio na noite de terça-feira (28) acompanhado de sua mulher Jill Biden e ficará no país durante quatro dias. Na sexta-feira (31), Biden encontrará a presidente Dilma Rousseff e o seu vice, Michel Temer, em Brasília. Na sua agenda está programada a discussão de assuntos como segurança e energia. Antes de chegar ao Brasil, o vice de Barack Obama esteve na Colômbia e em Trinidad e Tobago.

Nenhum comentário: