quinta-feira, 30 de maio de 2013

Uberlândia amanhece em meio a entulhos e prejuízos após temporal


Trabalhos de limpeza continuam nesta quinta-feira (30).
Alguns pontos da cidade estão interditados; previsão ainda é de chuva.

Após o temporal que atingiu grande parte de Uberlândia na tarde e noite desta quarta-feira (29), causando um verdadeiro caos, a cidade amanheceu em meio aos destroços. Árvores caídas, placas de asfalto arrancadas, entulhos, carros empilhados, além de ruas e avenidas interditadas. Estes são alguns dos problemas que continuam nesta quinta-feira (30) e que, desde o ocorrido, conta com Prefeitura, Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Miltar (PM) trabalhando por vários pontos do município para minimizar os impactos.
Chuva Uberlândia maio (Foto: Fernanda Resende)Avenida no Bairro Umuarama amanheceu alagada em Uberlândia
Na Avenida Brasil, no Bairro Umuarama, um rio se formou embaixo do viaduto e quem se arriscou em passar nesta manhã ficou ilhado. A aposentada Márcia Lourenço dos Santos, que mora há mais de 30 anos próximo a esse local, disse que sempre que chove o problema é o mesmo. "Só que desta vez nunca vi nada igual. A água entrou na minha garagem cerca de 60 centímetros e molhou todo o meu carro. Eu ainda nem tive coragem de ligá-lo”, disse.
Nesta manhã, agentes Settran informaram aoG1 que algumas ruas do Bairro Presidente Roosevelt estão interditadas por conta de árvores de grande porte que caíram. Já na Avenida Antônio Thomaz Ferreira Rezende, no Distrito Industrial, a pista está parcialmente interditada e corre o risco de ceder.
Chuva Uberlândia maio (Foto: Fernanda Resende/G1)Motorista foi parar no canteiro nesta manhã
(Foto: Fernanda Resende/G1)
Na Avenida Paulo Roberto Cunha, um motorista que trafegava pela manha não viu  uma poça de água que estava na pista e acabou aquaplanando por volta das 6h20 da manhã. "Eu pisei no freio, mas não deu, acabou que fui parar no canteiro", disse Jhonatan Pablo, que seguia de casa ao trabalho no momento do acidente.
Trechos da Avenida Rondon Pacheco, uma das vias mais afetadas no temporal, também ficaram interditados durante o ocorrido e, de acordo com a Prefeitura, permanecerá na mesma situação até o fim da manhã desta quinta-feira. “Já estamos fazendo a limpeza da via desde ontem, e à medida que vai regularizando o trecho vamos liberando para dar passagem aos motoristas. De qualquer forma pedimos cautela aos condutores”, disse a coordenadora da Defesa Civil, Flávia Carvalho.
A avenida foi uma das que mais alagou e arrastou veículos durante o temporal. Nesta manhã, a reportagem do G1 foi até o local e registrou também que a pista de ciclismo próxima à Praça José Simioni cedeu inteira e homens estão trabalhando no local.
Abrigos
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho providenciou quatro locais para abrigar as famílias que por ventura tenham sofrido algum dano com as chuvas. Ainda segundo a Flávia, duas famílias do Bairro Dona Zulmira ficaram desalojadas devido a um destelhamento, mesmo assim até agora ninguém foi para os locais. "As vítimas recusaram o abrigo oferecido e foram para casas de familiares", disse.
Veja abaixo a localização dos abrigos:
Região Sul
- Ceai Laranjeiras (Rua Senegal, 30 – B. Laranjeiras)
- Centro Profissionalizante Lagoinha (Rua São Francisco de Assis, 1070, Lagoinha)
Região Leste
- Naica Morumbi (Av. Felipe Calixto Milken, 147, B. Morumbi)
Região Oeste
- Ceai Guarani (Av. do Carnaval, 415 Guarani)
Chuva Uberlândia maio (Foto: Fernanda Resende/G1)Asfalto danificado na Avenida Rondon Pacheco (Foto: Fernanda Resende/G1)
Interdições
O Parque do Sabiá ficará fechado nesta quinta-feira e sexta-feira (31) para limpeza e reparo da estrutura e equipamentos danificados pela chuva. O alambrado próximo à pista de caminhada, em frente à BR-050, caiu com a enxurrada e muita lama foi parar no asfalto. O barro também comprometeu as piscinas, que ficaram cheias de lixo.
Parte do alambrado da ponte, na pista de caminhada, também caiu.  De acordo com a Prefeitura, a abertura do parque no sábado (2) depende da conclusão de todo o trabalho, que teve início ainda na noite desta quarta-feira.
Outras vias da cidade também foram afetadas com o temporal e a Prefeitura orientou sobre os locais que devem ser evitados. Entre eles estão as avenidas Rondon Pacheco, João Naves de Ávila, Getúlio Vargas com Paes Leme, Professora Minervina Cândida de Oliveira e Anselmo Alves dos Santos.
Veículos ficaram cobertos pela água (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)Veículos ficaram cobertos pela água (Foto:
Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)
Temporal na cidade e previsão de mais chuvas
O Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) registrou durante esta quarta-feira 120 milímetros de chuva (65 mm pela manhã e 55 mm à tarde). Esse volume é três vezes maior que o esperado para todo o mês de maio. A quantidade de chuva registrada no dia, segundo o instituto, é a maior desde 1995, quando houve uma precipitação de 115 mm.
E há previsão de mais chuvas nesta quinta-feira (30). A Prefeitura orienta para que a população permaneça em alerta e respeite os bloqueios feitos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Nenhum comentário: